Livros abordam situações reais vividas por uma criança negra

A leitura é uma ferramenta importante para abordar diferentes temas com as crianças, e pode ser uma poderosa aliada para tratar de assuntos difíceis, como preconceito, mas também para empoderar os pequenos e ajudá-los a construir sua autoestima. E foi por esse objetivo que Gisele Gama, autora da coleção “Sara e Sua Turma” começou a escrever e criar suas histórias.

Na foto, Gisele e Sara.
Na foto, Gisele e Sara.

A personagem principal das histórias, Sara, foi inspirada em sua filha adotiva. É uma menina negra que vive diferentes situações, todas inspiradas na vida real da filha, como bullying e discriminação na escola, por exemplo. Com os livros, a ideia da autora e mãe, é trabalhar aquelas questões que as crianças levam para casa.

“Adotei Sara quando ela tinha menos de dois anos de idade. Mas o tempo de uma gestação indesejada e do abandono na primeira infância já tinham deixado suas marcas. Quando a escola começou a reforçar esses ‘nãos’, resolvi agir de forma mais direta. Eu precisava fazê-la SABER que é um ser único, transformador e maravilhoso, como somos todos nós. Assim surgiu o primeiro livro da série, que a tem como personagem principal: A menina que gostava de saber”, explica a autora.

Sara, personagem principal das histórias.
Sara, personagem principal das histórias.

Leia também: 18 livros infantis com meninas negras como protagonistas

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …