Lula será liberado para ir a velório do neto, dizem advogados

Advogados do PT souberam, por meio da PF, que a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, lliberará o ex-presidente.

Justiça já estuda como será a saída de Lula para acompanhar velório do neto
Créditos: reprodução
Justiça já estuda como será a saída de Lula para acompanhar velório do neto

Os advogados do PT dizem já ter recebido, por meio da Polícia Federal, a informação de que a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Luiz Inácio Lula da Silva, liberará o ex-presidente para acompanhar o velório de seu neto Artur, de 7 anos, que faleceu nesta sexta-feira, 1, em decorrência de uma meningite meningocócica.

A defesa de Lula já cogitava fazer o pedido ao Supremo Tribunal Federal, mas foi informada de que a juíza já havia feito uma comunicação informal à PF sobre a liberação. A Polícia Federal e Justiça Federal não se pronunciaram sobre o assunto, segundo matéria do Estadão.

De acordo com os advogados petistas, Carolina Lebbos já está conversando com integrantes da PF e do Ministério Público Federal sobre como será feita a liberação. Eles lembram que o STF já havia liberado Lula para ir ao enterro do irmão Vavá, em janeiro deste ano, mas com uma série de imposições. Na época, o ex-presidente recusou a proposta do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, que anunciou a decisão quando o sepultamento de Vavá já estava em andamento.

Setores da polícia esperam que a liberação aconteça nos moldes propostos anteriormente por Toffoli, que indicava que Lula só poderia se encontrar com familiares numa unidade militar. Para agentes federais, a segurança do ex-presidente só pode ser garantida em locais fechados. Leia a matéria completa.