Mãe transporta 5 kg de dinamite na mochila do filho de 3 anos

Presa em flagrante, ela e a criança saíram do Tocantins e desembarcaram em Anápolis

Na tarde da última sexta-feira, 24, uma mulher de 19 anos foi presa em flagrante por transportar uma dinamite de cinco quilos na mochila do filho, uma criança de 3 anos. Eles percorreram o caminho entre Tocantins e Anápolis, em Goiás, de ônibus, com o explosivo.

Esquadrão de Bombas da Polícia Militar fez a explosão da dinamite

Apesar de a abordagem de uma mulher com criança ser incomum, segundo a própria polícia, ela estava conversando com um suspeito conhecido quando a Polícia Militar desconfiou da movimentação.

O homem foi liberado, mas os policiais encontraram a dinamite na mochila. A PM disse que ela confessou que transportava o explosivo a mando de um homem. Ela foi detida, disse ter recebido R$ 1.000 de pagamento pelo transporte e não revelou quem é o mandante.

Esse tipo de artefato costuma ser usando para explodir agencias bancárias.

A jovem, que teve o nome preservado, deve passar por audiência de custódia na segunda-feira, 27. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar.

Como denunciar

Créditos: Getty Images/iStockphoto

  • Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos. Pode aplicar medidas com força de lei. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, na sede do conselho. Encontre o telefone do Conselho Tutelar mais próximo digitando “Conselho Tutelar + o nome do seu município” no Google.

  • CREAS / CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam o atendimento em atenção básica à população em geral, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento de média complexidade, que inclui o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Acesse o site do Ministério da Cidanania, localize as unidades por Estado ou município.

  • Ministério Público

Responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. Os promotores de justiça têm sido fortes aliados do movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO), que pode e deve ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. No site da Childhood Brasil você encontra o contato do MP de todos os estados brasileiros.