Maia quer reunir líderes para articular reforma da Previdência

Reunião deve acontecer neste sábado, 5, visando aprovação da reforma da Previdência antes do recesso parlamentar

Por: Redação Comunicar erro

Após provação do relatório da reforma da Previdência, avaliado por comissão especial da Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 4, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Casa, ensaia os próximos passos sobre o tema.

Pelo Twitter, Maia adiantou que o texto deve ser discutido no plenário já na próxima terça-feira, 9, visando a aprovação antes do recesso parlamentar, marcado para o próximo dia 18. “A Câmara deu hoje um importante passo. Esta foi a nossa primeira vitória e, a partir da próxima semana, vamos trabalhar para aprovar o texto em plenário, com muito diálogo, ouvindo todos os nossos deputados, construindo maioria”.

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilRodrigo Maia articula votos para aprovar reforma da Previdência antes do recesso (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A agilidade no processo leva conta o regimento da Câmara, que estabelece um prazo de duas sessões após conclusão da votação na comissão especial.

Segundo suas contas, Maia acredita possui os votos necessários para aprovar a reforma no plenário. A expectativa é que a medida seja aprovada por ao menos 325 deputados.

Próximos passos

Aprovada na comissão especial, a proposta seguirá para o plenário da Câmara, onde será especulada em dois turnos de votação. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto depende da aprovação de três quintos dos deputados – ou ao menos 308 votos favoráveis.

No Senado, o texto segue para análise onde deve ser apreciado, também em dois turnos, dependendo da aprovação de, ao menos, 49 senadores.

Maia quer reunir líderes de partidos para aprovar previdência

Nesta sexta-feira, 5, Maia declarou que pretende reunir “três, quatro líderes” neste sábado para começar a organizar a votação no plenário. A informação foi revelada ao programa Pânico, da Jovem Pan.

O presidente da Câmara afirmou na entrevista à emissora que a reunião deste sábado servirá para articular a votação e contar os votos favoráveis no plenário.

Na madrugada desta sexta, após 16 horas de reunião, a comissão especial que tratava do assunto concluiu as votações e aprovou o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP).

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …