Maioria do STF suspende transferência de Lula para Tremembé

O ex-presidente deve seguir preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba até o julgamento de habeas corpus

Por: Redação
Ex-presidente Lula
Crédito: Reprodução / Facebook LulaO ex-presidente Lula está preso pelo caso do triplex em Guarujá (SP)

Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou nesta quarta-feira, 7, o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que autorizou a transferência do petista de Curitiba para São Paulo. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra.

O advogado Cristiano Zanin Martins fez os seguintes pedidos ao STF: que conceda liminar para restabelecer a liberdade plena de Lula; suspenda a decisão de Carolina até o julgamento de habeas corpus; e que assegure ao ex-presidente o direito de permanecer em Sala de Estado Maior.

Crédito: Reprodução / PT12 partidos foram ao STF denunciar perseguição a Lula

Com a decisão, Lula deve seguir preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba até que a Suprema Corte julgue uma ação que questiona a atuação do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, no processo que condenou o petista pelo caso do triplex em Guarujá (SP).

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, foi o primeiro a votar e se posicionou a favor da suspensão da transferência para uma instituição prisional de São Paulo. No entanto, ele rejeitou o pedido da defesa para que o ex-presidente fosse libertado. Seu voto foi acompanhado por outros nove magistrados.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu que Lula não fosse transferido para um presídio comum, e ainda se manifestou a favor de o petista continuar na superintendência da PF na capital paranaense ou em uma cela especial, de Sala de Estado Maior, em São Paulo.

Marco Aurélio Mello, único ministro a votar contra a recomendação de Fachin, declarou que a decisão de manter o ex-presidente em uma cela especial não caberia ao plenário do Supremo, e sim à Segunda Turma do tribunal.

Entenda o caso

Também nesta quarta, o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja transferido de Curitiba para Tremembé, no interior paulista, para cumprir o restante da pena de 8 anos e 10 meses.

A decisão do magistrado, coordenador e corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo, foi tomada algumas horas após a juíza federal do Paraná, Carolina Lebbos, determinar a transferência do petista da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para São Paulo. Para evitar a ida de Lula para um presídio comum, a defesa recorreu ao Supremo.

Compartilhe:

1
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
2
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
3
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
4
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
5
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
6
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
7
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
8
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …