Marina pede que TSE investigue Bolsonaro após ação hacker

Candidata da Rede à Presidência ingressou com ação no Tribunal Superior Eleitoral contra Jair Bolsonaro

Marina faz caminhada e pede que TSE investigue Bolsonaro
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil
Marina faz caminhada e pede que TSE investigue Bolsonaro

Marina Silva, candidata da Rede à Presidência, ingressou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (22) contra Jair Bolsonaro (PSL) por “orquestração” de um ataque hacker à página do Facebook “Mulheres contra Bolsonaro”.

Ela pede que a Justiça Eleitoral investigue eventuais abusos de meios de comunicação e do poder político pelo candidato, por seu vice, o general Hamilton Mourão, e por seu filho Eduardo Bolsonaro, segundo Thais Arbex no blog Painel, da “Folha de S.Paulo”.

Na ação, Marina afirma que o capitão reformado obteve vantagem eleitoral com o caso, embora não se confirme que ele e seus correligionários foram autores ou mandantes da ação.

“De forma voluntária, buscou projetar a sua campanha, fazendo crer que possuiria apoio e aceitação do eleitorado feminino”, diz o documento.

Segundo a ação de Marina, Bolsonaro agiu “de forma sarcástica, buscando se valer do episódio, sem qualquer pudor, para tentar alavancar a sua campanha”. “Os atos noticiados na demanda são graves por violarem os direitos constitucionais de liberdade de pensamento e expressão, por terem sido praticados na internet e no período eleitoral e, portanto, atentarem contra a democracia”, afirmou o advogado Rafael Moreira Mota.

Grupo teve seu nome alterado mais de uma vez
Créditos: Reprodução/Facebook
Grupo teve seu nome alterado mais de uma vez

Caminhada

Na quinta-feira (20), Marina participou de uma caminhada em Taubaté, no interior de São Paulo. Em queda nas pesquisas de intenção de voto, ela desdenhou o fato e respondeu a gritos de bolsonaristas “fazendo coração” com as mãos. Eleitores gritaram o nome do capitão da reserva para ela ao menos quatro vezes. A candidata criticou, ainda, a polarização entre esse público e o PT.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial