Últimas notícias:

Loading...

MASP traz exposição do Ano da França no Brasil

Por: Redação

Com uma exposição que reúne mais de cem obras produzidas sob influência do realismo francês, o MASP será sede da primeira exposição de arte do calendário de comemorações do Ano da França no Brasil. A mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo traz mais de cem obras-primas vindas de museus franceses, da Coleção Berardo (Lisboa) e do próprio acervo do MASP. A exposição faz um passeio por um século de arte produzida na França e levanta as questões das diversas e contraditórias manifestações do Realismo. A mostra fica em cartaz de 22 de abril a 28 de junho e depois segue para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre.

divulgaçãoMuseu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo

A exposição cobre o período desde que a arte feita na França se afirmou e dominou o panorama cultural até o momento em que a arte feita nos EUA ascendeu ao primeiro posto. E traz obras de artistas franceses e estrangeiros que produziram França ou que por lá passaram, como Picasso, Dali e Miró. Estão incluídos trabalhos dos diversos movimentos e escolas, abordadas sob a perspectiva do Realismo – seus pontos de partida, suas versões e propostas.

Nestes cem anos é possível perceber traços sucessivos de percepção do real: o tema desta exposição é a história desta interpretação, desta desfiguração e reconfiguração. No conjunto estarão inseridas obras de Courbet, Monet, Manet, Van Gogh, Degas, Renoir e Cézanne, entre outros, além de brasileiros como Cândido Portinari, Pedro Alexandrino, Almeida Junior e Guignard.

A curadoria é do francês Eric Corne, curador independente que já trabalhou para importantes museus do mundo, como o Instituto Valenciano de Arte Moderna e Museu Berardo, entre outros. Serão abordadas estilos compreendidos nos cem anos cobertos pela exposição e que se encerram com as manifestações da nova figuração narrativa no começo da segunda metade do século XX – passando pelo impressionismo, naturalismo, expressionismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e neo-realismo.

Compartilhe:

Tags: #Masp
?>