Matteo, de 8 anos, dá uma aula sobre homofobia

Por: Renata Penzani Comunicar erro

Matteo Brandão Procópio tem nome de gente grande e ideias imensas. Com apenas oito anos, o pequeno já entende melhor do que muitos adultos a importância de garantir a igualdade de gênero e do respeito pela identidade de cada um. Em um vídeo publicado no site “Razões para acreditar”, o pequeno faz um desabafo sobre as diferenças entre meninos e meninas e dá uma lição sobre homofobia. “Todo brinquedo é de menina e de menino”, ele diz.

No vídeo, Matteo aparece com uma camiseta cor-de-rosa, e justifica a escolha dando uma lição sobre identidade: “Eu tô usando uma camiseta com uma cor que as pessoas falam que é de menina. E se elas falarem que você é menina por causa disso, deixa pra lá e faça o que você quiser”.

Apenas 8 anos e uma lição de 'gente grande': contra homofobia, seja você mesmo.
Apenas 8 anos e uma lição de ‘gente grande’: contra homofobia, seja você mesmo.

Ao falar de sua prima Rafaela, ele diz que a pequena tem fama de ‘moleca’ porque fica correndo pra lá e pra cá. Mas Matteo não vê problema algum em uma menina fazer essas coisas. “Ela pode ser princesa, pode ser maloqueira, pode ser o que ela quiser”.

A postura de Matteo sobre esses assuntos faz pensar na importância de não afastar das crianças de questões do universo adulto, afinal, mais ou cedo mais tarde, elas terão de se deparar com o preconceito e desigualdade, e, se estiverem preparadas, tanto melhor. As opiniões de Matteo revelam maturidade sobre a questão da identidade de gênero e homofobia, e revelam a naturalidade com que uma criança pode lidar com questões que os adultos consideram ‘tabus’.

Não por acaso, Matteo está fazendo sucesso na internet. O vídeo foi produzido pelo canal do Dr. Drauzio Varella. A fanpage do apresentador divulgou o vídeo e o post já tem mais de 5 mil likes e mais de 3 mil compartilhamentos. Assista:

*Com informações do Razões Para Acreditar

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …