Matteo, de 8 anos, dá uma aula sobre homofobia

Matteo Brandão Procópio tem nome de gente grande e ideias imensas. Com apenas oito anos, o pequeno já entende melhor do que muitos adultos a importância de garantir a igualdade de gênero e do respeito pela identidade de cada um. Em um vídeo publicado no site “Razões para acreditar”, o pequeno faz um desabafo sobre as diferenças entre meninos e meninas e dá uma lição sobre homofobia. “Todo brinquedo é de menina e de menino”, ele diz.

No vídeo, Matteo aparece com uma camiseta cor-de-rosa, e justifica a escolha dando uma lição sobre identidade: “Eu tô usando uma camiseta com uma cor que as pessoas falam que é de menina. E se elas falarem que você é menina por causa disso, deixa pra lá e faça o que você quiser”.

Apenas 8 anos e uma lição de 'gente grande': contra homofobia, seja você mesmo.
Apenas 8 anos e uma lição de ‘gente grande’: contra homofobia, seja você mesmo.

Ao falar de sua prima Rafaela, ele diz que a pequena tem fama de ‘moleca’ porque fica correndo pra lá e pra cá. Mas Matteo não vê problema algum em uma menina fazer essas coisas. “Ela pode ser princesa, pode ser maloqueira, pode ser o que ela quiser”.

A postura de Matteo sobre esses assuntos faz pensar na importância de não afastar das crianças de questões do universo adulto, afinal, mais ou cedo mais tarde, elas terão de se deparar com o preconceito e desigualdade, e, se estiverem preparadas, tanto melhor. As opiniões de Matteo revelam maturidade sobre a questão da identidade de gênero e homofobia, e revelam a naturalidade com que uma criança pode lidar com questões que os adultos consideram ‘tabus’.

Não por acaso, Matteo está fazendo sucesso na internet. O vídeo foi produzido pelo canal do Dr. Drauzio Varella. A fanpage do apresentador divulgou o vídeo e o post já tem mais de 5 mil likes e mais de 3 mil compartilhamentos. Assista:

*Com informações do Razões Para Acreditar

Compartilhe:

1 / 8
1
04:49
Militar é preso com 39 kg de cocaína em avião reserva da Presidência
Um sargento da Aeronáutica foi preso nesta terça-feira, 25, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, transportando 39 quilos de cocaína …
2
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
3
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
4
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
5
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
6
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
7
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
8
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …