MEC envia email às escolas retirando pedido para filmar crianças

O ministro Ricardo Vélez Rodríguez admitiu que errou

O Ministério da Educação (MEC) encaminhou, na manhã desta quinta-feira, 28, e-mail para as escolas públicas e particulares do país retirando o pedido de gravação dos alunos durante execução do Hino Nacional.

O MEC havia pedido a leitura de uma carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e orientando que, logo após, os responsáveis pelas escolas executassem o Hino Nacional e filmassem as crianças durante o ato.

Ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez

Essa atitude do Ministério foi alvo de duras críticas de educadores e juristas, motivou um processo para apuração promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e ainda uma representação de parlamentares ao Ministério Público Federal.

Na última terça-feira (26), o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, reconheceu que errou ao pedir que as escolas filmassem as crianças.

O primeiro e-mail enviado pelo MEC às escolas também foi criticado por conter as frases “Brasil acima de tudo” e “Deus acima de todos”, que foram o slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições. Na nova versão do e-mail enviado às escolas, o slogan foi retirado.