Médicos Sem Fronteiras promovem eventos gratuitos em Fortaleza

Organização humanitária internacional promove atividades para diversos públicos e conecta Fortaleza com a ajuda humanitária

Muro grafitado na Rua Barão Rodrigues Mendes no encerramento do #ConexõesMSF no Recife
Muro grafitado na Rua Barão Rodrigues Mendes no encerramento do #ConexõesMSF no Recife

De 11 a 20 de novembro, Fortaleza será sede do Conexões MSF, que leva a cidades brasileiras eventos sobre a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o tema da ajuda humanitária. A programação diversificada oferece atividades para diferentes públicos.

O Conexões MSF inclui exposições, exibição de filmes, bate-papos, contação de histórias, seminário de jornalismo além de uma intervenção artística num muro da cidade. As atividades acontecem em diferentes horários e locais e todas têm entrada Catraca Livre.

“O objetivo do Conexões MSF é aumentar o conhecimento do público sobre estas crises, o trabalho da organização e o sofrimento enfrentado pelas pessoas atendidas em nossos projetos”, explica a diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus. Assista ao vídeo sobre o evento:

Confira a programação completa e participe:

 Affliction – O Ebola na África Ocidental

Para marcar a chegada do Conexões MSF em Fortaleza, o filme “Affliction – O Ebola na África Ocidental” será exibido. Em seguida, a diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus, e a psicóloga Ionara Rabelo debaterão o filme com mediação do jornalista Luiz Esteves. A conversa será pautada pelo trabalho da organização e suas atividades na cidade.

 Local: Livraria Cultura.
Quando: 13 de novembro.
Horário: Às 19h.

 

Quatro documentários serão exibidos seguidos de bate-papos com profissionais experientes nos contextos abordados.

  • “Acesso à Zona de Perigo”

A médica Ana Maria Amorim responderá a perguntas do público após a sessão.

 Local: Porto Iracema das Artes.
Quando: 17 de novembro.
Horário: Às 19h.

  • “MSF (Un)Limited”

O enfermeiro e vice-presidente do Conselho de Administração de MSF-Brasil, Mauro Nunes, responderá a perguntas do público após a sessão.

Local: Livraria Cultura.
Quando: 18 de novembro.
Horário: Às 19h.

  • “Fogo nas Veias”

Felipe Carvalho (a confirmar), da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF-Brasil, responderá a perguntas do público após a sessão.

 Local: Cinema Dragão do Mar (Fundação Joaquim Nabuco – sala 1).
Quando: 20 de novembro.
Horário: Às 19h.

 “Caminhos da Vacina”

Após a exibição do filme, o enfermeiro e vice-presidente do Conselho de Administração de MSF-Brasil, Mauro Nunes, responderá a perguntas do público. Além da sessão a céu aberto, o público poderá conferir food trucks de diversas especialidades e música ao vivo.

 Local: Truckville
Quando: 19 de novembro.
Horário: 18h.

 

 Exposição fotográfica “Conexões”

 As 72 imagens sintetizam o trabalho de MSF, que atende pessoas em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais ou sem nenhum acesso a cuidados de saúde. Essa ajuda é oferecida exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política, e de forma independente de poderes políticos e econômicos.

Local: Shopping Riomar (Piso L2).
Quando: De 11 a 30 de novembro.
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 21h.

 

Mostra interativa “Caminhos da Vacina”

Por meio de fotos, vídeos, textos e mapas, o visitante conhecerá os desafios para vacinar populações em áreas remotas do mundo. Barreiras que impedem, anualmente, cerca de 22 milhões de crianças com menos de um ano de idade de serem adequadamente imunizadas contra os principais algozes da infância.

Local: Terminal Antônio Bezerra.
Quando: De 14 de novembro a 11 de dezembro.
Horário: De segunda a sexta, das 11 às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.

 

 Diário de Arte

 O Conexões MSF se propõe, ainda, a levar para cada cidade visitada uma intervenção artística duradoura para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. Em Fortaleza, a produção deste Diário de Arte fará parte do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana. O muro escolhido para o grafite fica no Largo dos Tremembés, na Rua dos Tabajaras, 451– Praia de Iracema.

Local: Largo dos Tremembés
Quando: 12 de novembro.
Horário: A partir das 15h.

 

  “Ajuda humanitária em pauta: como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”

 Atividade exclusiva para profissionais e estudantes de comunicação, o Seminário de Jornalismo discutirá, o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo e dará dicas sobre como fazer as coberturas desses contextos. Os debates terão a presença da diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus; a coordenadora de relações com a imprensa, Claudia Antunes; o jornalista do Nexo Jornal João Paulo Charleaux; e o porta-voz do Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho.

 Local: Cine Cocó
Horário: 10h às 17h30.

 

  •  Contação de histórias com o grupo Costureiras de Histórias

Olhos e ouvidos atentos: às 15h, enredos lúdicos adaptados e inspirados no trabalho de MSF pelo mundo serão apresentados às pequenas e aos pequenos de Fortaleza. Na sequência, haverá brincadeiras e oficina de arte, mostra de curtas infantis e apresentação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada para fechar o dia.

 Local: Centro Cultural Bom Jardim.
Quando: 13 de novembro.
Horário: Das 15h às 19h.

  • Contação de histórias com o grupo Costureiras de Histórias

Sessões de contação de histórias também serão comandadas pelo grupo Costureiras de Histórias em dois locais diferentes:

 Local: Sesc Fortaleza.
Quando: 17 de novembro.
Horário: Às 9h e 14h.

Local: Shopping Riomar – Piso L2, próximo à loja Schutz.
Quando: 19 de novembro.
Horário: 16h30.

Haverá a pré-seleção de candidatos para trabalhar com MSF em cerca de 70 países. Além disso profissionais de MSF e convidados locais vão participar de um bate-papo sobre desafios do acesso a medicamentos e questões de patentes. A psicóloga Mariana Fraga, o logístico Pedro Armelin e as médicas Aline Calixto e Ana Maria Amorim responderão a dúvidas sobre o trabalho com MSF e explicarão o processo de recrutamento. Para participar, inscreva-se em: msf.org.br/conexoes

Local: Universidade de Fortaleza no auditório A3
Horário: 13h30 às 14h45

 Local: Livraria Cultura
Quando: 16 de novembro.
Horário: Às 19h.

A partir da exibição do filme “Fogo nas Veias” e do debate entre Felipe de Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF-Brasil, e convidado, discentes de Jornalismo serão convidados a cobrir a oficina, em forma de matéria jornalística; alunos de Direito debaterão soluções e encaminhamentos sobre as questões sugeridas por MSF; e os demais participantes poderão sugerir ideias de como popularizar o debate sobre as falhas e as transformações necessárias no modelo de inovação baseado em patentes. É necessária inscrição e as vagas são limitadas. Para participar e obter mais informações, acesse msf.org.br/conexões

Local: Universidade de Fortaleza no auditório A3
Quando: De 11 de novembro.
Horário: 8h30 às 13h30

[tab:END]

Redes Sociais: Evento no Facebook.

Site: www.msf.org.br