Ministro prevê mais 4,2 mil radares em todo o país

Para ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, implantação dos radares leva em conta questões técnicas

Ao contrário das declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, um documento encaminhado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, à Câmara dos Deputados, garante a instalação de 4.204 novos pontos de monitoramentos por radares do governo ainda neste ano.

Os contratos dizem respeito a um edital de 2016, publicado na época pelo ex-presidente Michel Temer, que previa a divisão das rodovias em 24 lotes, dos quais 18 foram licitados neste ano.

Ministro defendeu importância dos radares para a redução de acidentes e mortes nas vias federais – Foto: Cesar Ogata/SECOM

A licitação previa que as empresas contratadas deveriam fazer a instalação dos radares, por um custo de R$ 1 bilhão_ investimento contestado pelo presidente no início deste ano pelo Twitter. “Após revelação do @MInfraestrutura de pedidos prontos de mais de 8.000 novos radares eletrônicos nas rodovias federais do País, determinei de imediato o cancelamento de suas instalações. Sabemos que a grande maioria destes tem o único intuito de retorno financeiro ao Estado”, publicou o presidente em sua conta no Twitter no dia 31 de março. “Demos um golpe na indústria da multa e ainda economizamos.”

A postura de Bolsonaro gerou críticas por parte do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que cobrou explicações junto ao Ministério da Infraestrutura.

Em resposta, o ministro rebateu: “considerando o contingenciamento orçamentário, ficou demonstrada a possibilidade de monitorar, no exercício de 2019, 4.204 pontos. Nesse cenário, haverá priorização dos pontos de maior criticidade”, diz. No caso, também se explica que não há nenhum veto à instalação dos demais aparelhos.

Importância dos radares para evitar mortes

Além disso, o ministro defendeu importância dos radares para a redução de acidentes e mortes nas vias federais, no texto de dez páginas enviado à Câmara.

Por outro lado, ponderou que nem sempre o aparelho é a melhor forma de prevenir acidentes. Em vez de radares, citou como alternativa manutenção da via, adequação do traçado da pista, melhoria da sinalização horizontal e vertical, implementação de passarelas e iluminação.

Ministro diverge sobre “indústria da multa”

Para o ministro, ao contrário do que diz Bolsonaro sobre a existência de uma “indústria das multas”, a implantação dos radares leva em conta questões técnicas. “É importante ressaltar que a definição da localização de radares em rodovias federais é uma questão puramente técnica e tem base na avaliação de segmentos críticos, ou seja, definidos em função dos registros de acidentes e da probabilidade de novas ocorrências”, afirma o documento do ministro.

Com informações do Estadão.