Moradores de Heliópolis acusam polícia de mudar cena de morte

PM afirmou que vazamento de água eliminou vestígios

Por: Redação

Os moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP), levantaram uma hipótese que pode mudar o desdobramento do caso envolvendo a morte de um homem em ação da Polícia Militar, no último domingo, 1º. Testemunhas alegam que a PM limpou a cena do crime.

viela heliópolis
Crédito: ReproduçãoViela onde homem foi morto em ação da PM em Heliópolis

De acordo com o G1, o homem tinha 38 anos, foi identificado como Alberto Gois, e sua morte se deu em decorrência de choque hemorrágico, após ele ser atingido de frente por dois tiros, um no peito e outro na barriga.

No mesmo dia de ação em Paraisópolis, PM matou um em Heliópolis

O boletim de ocorrência informou que o homem foi baleado por PMs, após correr em direção a eles com uma arma em punho e atirar. Porém, “o local [dos disparos] foi totalmente prejudicado em razão de um cano furado provavelmente por um disparo, que provocou um grande vazamento de água que arrastou vestígios”.

No documento consta que a cena do crime foi modificada também pela “atuação dos bombeiros que entraram no beco e realizaram procedimentos de praxe”.

VIOLÊNCIA POLICIAL

A violência policial ainda dá a tônica nas ruas da periferia do Brasil. É longe dos grandes centros econômicos das maiores cidades do país que homens fardados não servem ou muito menos protegem a população, em sua maioria, negra, migrante e pobre.

Por isso destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.

Ouvidoria de Polícia

Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários  ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar

Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança  e, neste caso, encaminhado à justiça comum.

Ministério Publico – MP

Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.

Continue lendo no link abaixo:

1
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
2
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
3
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
4
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
5
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
6
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
7
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
8
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …