MP pede prisão preventiva de médico suspeito de abusos sexuais

Prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva é acusado de abusar de pacientes e filmar crimes

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: ReproduçãoJosé Hilson de Paiva disse que as denúncias são uma jogada da oposição que quer “derrubá-lo”

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu à Justiça a prisão preventiva do médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, suspeito de cometer abusos sexuais. A solicitação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira, 18, e confirma a preventiva feita pela Polícia Civil.

De acordo com informações do G1, a Promotoria de Justiça de Uruburetama justificou o pedido de prisão afirmando que o médico pode comprometer as investigações por sua “influência no município e no meio político”.

O portal teve acesso a 63 vídeos, feitos pelo próprio acusado, com as pacientes dentro do consultório. Segundo a Associação Médica Brasileira, as imagens mostram “claramente” um caso de estupro das vítimas.

O médico, no entanto, disse que as denúncias são uma jogada da oposição que quer “derrubá-lo”. Ele foi impedido pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará de exercer a profissão de médico por seis meses.

O advogado Leandro Vasques, que representa a defesa de José Hilson, afirmou ao G1 que a lei pode favorecer o médico, pois “os fatos constantes nos vídeos já foram sufocados pelo tempo, como se fosse uma espécie de prescrição”.

VEJA COMO DENUNCIAR ASSÉDIO E ESTUPRO

Denúncias 

José Hilson de Paiva, de 70 anos, há décadas cometia abusos sexuais e os filmava. Ele foi denunciado por, pelo menos, 63 violações sexuais mediante fraude, o mesmo crime pelo qual responde o médium João de Deus.

A denúncia foi divulgada, neste domingo, 14, pelo programa ‘Fantástico’ da TV Globo. Hilson filmou todos os crimes. Nas filmagens, o médico chama as vítimas de “bebê” enquanto comete os abusos.

Os abusos ocorriam em dois consultórios do médico, sendo um deles em sua própria casa. O outro fica no hospital público da cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes.

Seis vítimas do médico deram entrevista ao ‘Fantástico’ e relataram histórias semelhantes. Uma delas contou que foi abusada pela primeira vez aos 14 anos e disse só ter voltado a se consultar porque o prefeito também é o único ginecologista da cidade. Os relatos parecidos contam que José Hilson colocava os seios delas na boca e sugava sob o pretexto de identificar se havia secreção nas mamas – que também se repete em praticamente todos os vídeos no qual ele aparece cometendo os abusos.

As imagens foram mostradas para o membro da Associação Médica Brasileira, Diogo Leite Sampaio, que afirmou à reportagem não haver qualquer procedimento médico que se assemelhe ao praticado pelo ginecologista. “Isso é um crime”, resumiu Sampaio.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
2
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
3
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
4
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
5
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
6
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
7
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, a possibilidade de não indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, …
8
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …