MPF denuncia 22 pessoas por desastre em barragem de Mariana

Por: Redação | Comunicar erro

O desastre de Mariana (MG) completa um ano no próximo dia 5 de novembro, mas as marcas dessa tragédia são vividas pelas vítimas até hoje. Nesta quinta-feira, dia 20, o Ministério Público Federal denunciou 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR pelo rompimento da Barragem de Fundão.

De acordo com o G1, entre os denunciados, 21 são acusados de homicídio qualificado com dolo eventual. A Procuradoria também denunciou o engenheiro Samuel Paes Loures e a consultoria em que trabalha, a VogBR, pelo crime de apresentação de laudo ambiental falso. Os demais, além de homicídio, vão responder por crimes de inundação, desabamento, lesão corporal e ambientais.

Crime ambiental resultou na morte de 19 pessoas em novembro de 2015
Crime ambiental resultou na morte de 19 pessoas em novembro de 2015

No total, a Samarco, Vale e BHP Billiton são acusadas de nove crimes ambientais. O ex-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e o ex-número dois da empresa, Kleber Terra, estão na lista de acusados de homicídio após a tragédia. Todas as pessoas e empresas indiciadas negam ter cometido qualquer irregularidade.

O desastre

O rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), foi responsável pela morte de 19 pessoas, por destruir povoados e afetar milhares de pessoas. Cerca de 35 bilhões de litros de rejeitos de minério vazaram do reservatório e poluíram 650 km entre Mariana e o litoral do Espírito Santo.

Veja no G1 a lista com todos os denunciados.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …