MPF denuncia 22 pessoas por desastre em barragem de Mariana

Por: Redação Comunicar erro

O desastre de Mariana (MG) completa um ano no próximo dia 5 de novembro, mas as marcas dessa tragédia são vividas pelas vítimas até hoje. Nesta quinta-feira, dia 20, o Ministério Público Federal denunciou 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR pelo rompimento da Barragem de Fundão.

De acordo com o G1, entre os denunciados, 21 são acusados de homicídio qualificado com dolo eventual. A Procuradoria também denunciou o engenheiro Samuel Paes Loures e a consultoria em que trabalha, a VogBR, pelo crime de apresentação de laudo ambiental falso. Os demais, além de homicídio, vão responder por crimes de inundação, desabamento, lesão corporal e ambientais.

Crime ambiental resultou na morte de 19 pessoas em novembro de 2015
Crime ambiental resultou na morte de 19 pessoas em novembro de 2015

No total, a Samarco, Vale e BHP Billiton são acusadas de nove crimes ambientais. O ex-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e o ex-número dois da empresa, Kleber Terra, estão na lista de acusados de homicídio após a tragédia. Todas as pessoas e empresas indiciadas negam ter cometido qualquer irregularidade.

O desastre

O rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), foi responsável pela morte de 19 pessoas, por destruir povoados e afetar milhares de pessoas. Cerca de 35 bilhões de litros de rejeitos de minério vazaram do reservatório e poluíram 650 km entre Mariana e o litoral do Espírito Santo.

Veja no G1 a lista com todos os denunciados.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …