Museu de Microbiologia do Instituto Butantan tem visitas especiais para cegos

Exposição “Microtoque” permite que deficientes visuais saibam como são fungos, bactérias, vírus e protozoários

Por: Redação

Fungos, bactérias, vírus e protozoários só podem ser vistos pelos visitantes do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan no microscópio ou em representações artísticas. Mas as pessoas com pouca ou nenhuma visão têm outra possibilidade: tocar os microorganismos.

divulgação
O museu tenta seguir uma tendência mundial que quer dar mais acessibilidade a espaços desse tipo

Isso porque o espaço conta agora com modelos táteis que podem ser manuseados pelos deficientes visuais. Eles formam a exposição “Microtoque”, na qual as peças, desenvolvidas por um grupo especializado de microbiólogos, simulam as características dos seres unicelulares.

A iniciativa busca tornar o museu mais acessível, acompanhando uma tendência mundial de preocupação com os portadores de vários tipos de deficiência. Além da “Microtoque”, os cegos também podem percorrer a estrutura do museu enquanto passam a ponta dos dedos pela maquete produzida especialmente para ser tateada.  Além disso, o visitante também pode tocar nos bustos dos 11 maiores pesquisadores mundiais da área, expostos na Praça dos Cientistas.

As visitas para o público com deficiência visual acontecem às sextas-feiras com duração de cerca de uma hora. Elas são gratuitas e precisam ser agendadas com antecedência pelo telefone (11) 2627-9541. Confira os horários e preços na página do instituto, que fica na Avenida Vital Brasil, 1500, no Butantã.

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …