Nadia Somekh e Célio Turino selecionam trabalhos em premiação do MinC

Inscrições prorrogadas até 3 de outubro

O Prêmio Brasil Criativo contará com a participação de Nadia Someck e Célio Turino para o conselho de curadores do evento que acontece no dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera.

Nadia contribuirá com sua experiência como Diretora do Conselho Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONDEPRAAT) para avaliar os projetos inscritos no campo Patrimônio do Prêmio. Célio, por sua vez, foi convidado pelo seu envolvimento como historiador e pela idealização do programa Pontos de Cultura, do MinC, que promove o estímulo às iniciativas culturais pré-existentes da sociedade civil, contribuindo para a democratização da cultura no país.

O consultor especialista em Economia Criativa e sócio da ProjectHub, Lucas Foster, destaca a importância da categoria “Patrimônio, um dos campos contemplados na premiação, designa um bem destinado ao usufruto de uma comunidade, constituído pela acumulação contínua de uma diversidade de objetos que se unem por seu passado em comum”.

Evento de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera

Economia Criativa 

Na Economia Criativa, os patrimônios atingem uma área muito maior do que se imagina. É o que mostra o relatório sobre Economia Criativa da ONU (UNCTAD), segundo o qual a economia que integra museus, biblioteca arquivos e locais históricos cresceu de $ 7 bilhões em 2002 para $ 11,3 bilhões em 2008. Levando em consideração o potencial criativo e econômico deste campo, o Prêmio Brasil Criativo contemplará as seguintes categorias: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Arquivologia e Museus.

Em Museus, são esperados trabalhos como produção de exposições, catálogos de exposição ou acervo, além de materiais e ações educativas. Para Arquivologia, espera-se receber produções de incentivo à preservação, manutenção, organização e restauração de documentos e arquivos.

Na área de Patrimônio, os projetos terão como objetivo a preservação de celebrações, festas, lendas e costumes brasileiros; e em Patrimônio Material, a preservação, pesquisa, educação de núcleos urbanos e sítios arqueológicos, além de acervos.

Inscrições 

As inscrições para o Prêmio Brasil Criativo poderão ser efetuadas no site oficial, onde há o regulamento para consulta. Podem participar maiores de 16 anos, desde que o projeto ou empreendimento tenha comprovados três meses de consolidação das atividades.