Nasa registra 2019 como pior ano de queimadas desde 2010

Desmatamento e atividades econômicas são mais responsáveis pelas queimadas do que o tempo seco, aponta agência espacial

Por: Redação Comunicar erro

Na noite de ontem, 23, a Nasa divulgou que 2019 está sendo o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. A publicação no Twitter diz: “perceptível o aumento de focos de queimadas grandes, intensas e persistentes ao longo das principais rodovias no centro da Amazônia do Brasil”.

No blog “Earth Observatory”, a agência espacial explica que além da seca os incêndios de 2019 estão mais ligados ao desmatamento do que ao clima regional.

As detecções de focos ativos de queimadas são as maiores desde 2019. “O estado do Amazonas está caminhando para uma atividade recorde de queimadas em 2019”, declarou Douglas Morton, diretor do Laboratório de Ciências Biosféricas do Goddard Space Flight Center, da Nasa. Também esclareceu que as estatísticas distribuídas pela Nasa estão de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Um mapa também foi divulgado pela Nasa, no qual mostra focos de queimadas detectados pelos satélites Terra e Aqua. Os incêndios aparecem em laranja, já os pontos brancos são cidades, os cinzas o Cerrado e os pretos representam as florestas.

Crédito: NasaMapa da Nasa identifica focos de queimadas entre 15 e 22 de agosto de 2019
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …