Nos dois primeiros meses de 2016, polícia matou 2 pessoas por dia

Em 2015, 798 pessoas foram mortas em "confronto" com as polícias civil e militar em SP

Por: Redação Comunicar erro

Nos dois primeiros meses deste ano, 137 pessoas foram mortas pela polícia militar do estado de São Paulo: em média, dois óbitos por dia. Desse total apresentado pela Secretaria de Segurança Pública, 92 foram atingidos por policiais militares e três, por civis, em serviço. De folga, policiais militares mataram 37 pessoas e cinco foram executadas pela Polícia Civil.

O resultado segue a tendência da média registrada em 2015, quando 798 pessoas foram mortas e outras 711 feridas em confrontos com a polícia paulista. (Média de duas pessoas mortas e duas pessoas feridas por dia).

Apesar disso, os números dos mortos por policiais não são considerados pelas estatísticas de homicídio, sob a justificativa de que as ocorrências fazem parte de “intervenção policial” e configuram “ações legítimas”.

Reprodução
Em 2015, 16 policiais foram mortos durante operações 

Mortes policiais 

Outros números apresentados pelo levantamento mostram que, no bimestre avaliado, um policial foi morto enquanto trabalhava. Júlio Cezar Zorzetti de Almeida, sargento da PM, foi baleado por um agente penitenciário no dia 20 de fevereiro em Itirapina (SP). Em 2015, 16 oficiais foram mortos e 66 feridos. Apenas neste ano, 31 policiais se feriram em serviço nos primeiros dois meses.

Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública, 31 policiais militares e civis acabaram feridos em serviço nos dois primeiros meses. Confira a matéria na íntegra no site do G1. 

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …