Novo navio é suspeito de ter vazado óleo no Nordeste, diz Universidade

O Lapis identificou na sexta-feira, 15, uma imagem inédita do satélite Sentinel-1A registrada no dia 19 de julho deste ano

Por: Redação

Neste domingo, 17, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) identificou um navio que pode ter sido responsável pelo óleo que vazou no litoral nordestino, mas não divulgou o nome da embarcação e nem a bandeira. Apenas que teria saído da Ásia para a África e que não é nenhuma das cinco embarcações da lista de suspeitas da Marinha. Os dados vão ser encaminhados ao Senado Federal na quinta-feira, 21.

Crédito: Adema/Governo de SergipeManchas de óleo atingem o litoral do Sergipe e de outros estados do Nordeste

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) identificou na sexta-feira, 15, uma imagem inédita do satélite Sentinel-1A registrada no dia 19 de julho deste ano. Nela, há uma mancha de óleo de 25 quilômetros de extensão por 400 metros próximo ao litoral da Paraíba. Anteriormente, o mesmo laboratório já havia identificado uma mancha próximo ao Rio Grande do Norte com imagens feitas no dia 24 de julho.

Com essas imagens foi possível rastrear 111 navios-tanques que transportavam óleo nas datas em questão e que passaram pelo Nordeste. De todas essas embarcações, apenas uma possivelmente sofreu algum incidente que justifica o vazamento de óleo que atingiu o país.

Os navios deveriam navegar com o transponder ligado, aparelho eletrônico que mostra a localização, mas entre o dia 1º de julho e 13 de agosto, esse transponder estava desligado. O satélite mostrou que o navio saiu de um país asiático em 1º de julho, passou pelo Oceano Atlântico e mudou a trajetória na altura no litoral do Nordeste, mas não se sabe o motivo.

Essa embarcação tem capacidade de carga duas vezes maior do que a do navio que o governo acredita ser o principal suspeito do vazamento, o Bouboulina. As informações são do UOL.

1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …