Número de mulheres eleitas aumenta na Câmara e nas Assembleias

Pela primeira vez uma mulher indígena foi eleita para a Câmara dos Deputados; Já São Paulo escolheu a primeira pessoas trans para a Assembleia Legislativa

Por: Redação | Comunicar erro
Joenia Wapichana e Erica Malunguinho
Crédito: Reprodução / FacebookA indígena Joenia Wapichana (Rede) foi eleita deputada federal por Roraima; Em São Paulo, a trans Erica Malunguinho (PSOL) conseguiu o cargo na Assembleia Legislativa

O número de mulheres eleitas para a Câmara e para as Assembleias aumentou de forma geral, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao mesmo tempo, a quantidade de representantes escolhidas para o Senado se manteve sem alteração.

Na Câmara dos Deputados, o número de eleitas cresceu 51% em relação a 2014: passou de 51 para 77 representantes neste ano, que ocuparão 15% das 513 vagas disputadas. Mesmo com o aumento, três estados não elegeram mulheres para o cargo: Amazonas, Maranhão e Sergipe.

Os partidos com mais mulheres eleitas para a Câmara são: PT, com 10 deputadas, PSDB, com 9, e PSL, com 7. As demais estão em quase vinte outros partidos.

Nestas eleições, um fato histórico aconteceu: pela primeira vez uma mulher indígena foi eleita para o cargo na Câmara, em mais de 190 anos de existência da Casa. A candidata Joenia Batista de Carvalho, a Joenia Wapichana, da Rede, foi escolhida por Roraima.

No caso dos deputados estaduais, as mulheres somam 15% dos eleitos. Foram 161 deputadas, um aumento de 35% em comparação a 2014. No entanto, no caso do Mato Grosso do Sul, por exemplo, dos 24 deputados estaduais eleitos, nenhum é mulher.

Em São Paulo, foi eleita a primeira pessoas trans na Assembleia Legislativa, em mais de 180 anos de existência da Casa. A candidata Erica Malunguinho da Silva, do PSOL, teve 55.223 mil votos.

No Senado Federal, a quantidade se manteve: sete mulheres foram eleitas, o que representa cerca de 13% das 54 vagas em disputa. Na última eleição na qual 2/3 do Senado foram renovados, em 2010, também foram sete mulheres. Apesar disso, em 20 estados nenhuma mulher foi eleita para o Senado.

Representatividade feminina

Ainda que tenha ocorrido um crescimento na representatividade feminina no legislativo, a proporção de mulheres ainda é muito abaixo da realidade da população brasileira, em que 50% das pessoas são do gênero feminino. Por isso, muitas campanhas foram criadas em 2018 para melhorar o número de eleitas.

A lei eleitoral brasileira exige, desde 1997, que os partidos e as coligações respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
2
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
3
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
4
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
5
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …
6
36s
Conheça o Norbert o cãozinho que faz todo mundo sorrir
Ele tem 17 cm e pesa 1,5 kg de pura fofura.
7
02:19
Katie Bouman: a mulher responsável pela foto do buraco negro
A cientista da computação Katie Bouman mudou a história da ciência ao liderar a equipe de 200 pesquisadores que capturou …
8
05:10
Danilo Gentili é considerado culpado e pode ir preso
O apresentador Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão por conta do caso envolvendo a …