O Minhocão (e sua casa) podem ganhar jardins verticais em 2015
Projeto quer usar empenas cegas do entorno do elevado para criar um corredor verde – saiba como fazer o seu jardim dentro de casa
Enquanto não vira parque ou vira entulho, o Minhocão pode ganhar um pouco de verde. Segundo o jornal O estado de S. Paulo, os prédios vizinhos ao Elevado Costa e Silva vão ganhar oito mil m² de jardins verticais.
A ideia é aproveitar 20 empenas cegas – paredes lisas e sem utilidade – dos edifícios que correm ao longo do elevado, criando uma aparência de corredor verde. Os jardins funcionam como isolantes térmicos e ajudam a diminuir em até 30% a poluição do entorno.
- Aproveite as férias para realizar experiências com as crianças em casa
- Acqua oferece Curso de Formação em Jardinagem em Santo André
- 7 fantasias de Carnaval para você fazer com o que já tem em casa
- 18 dicas para deixar sua casa mais sustentável e economizar
Segundo o Movimento 90°, criador do projeto, a instalação depende apenas da autorização dos edifícios – oito já consentiram. O objetivo é que alguma empresa privada financie a colocação e a manutenção dos jardins, de forma semelhante ao que é feito com os aluguéis de bicicleta na cidade.
Movimento 90º – edifício Honduras from vapor324 on Vimeo.
Faça você mesmo
Seja qual for a escala, os jardins verticais podem fazer a diferença dentro e fora de casa. Separamos algumas dicas para quem quer aprender a fazer o seu. Vale usar garrafas PET, calhas velhas, pedaços de móveis e até chinelos. Confira.
Como fazer um jardim vertical em uma sapateira velha, em garrafas PET e em canecas lascadas
Faça você mesmo um jardim vertical sustentável com pedaços de calhas
Aprenda a fazer um jardim suspenso com tubos de PVC
Faça um jardim vertical com chinelos usados