O Olhar de Veteranos à procura de São Paulo para os Jovens

Lançado pela Cosac Naif e Sesc SP a coleção Ópera Urbana traz quatro volumes para pensar São Paulo e construir, de forma colaborativa, a cidade

Falar de uma metrópole e, com isso, traçar um novo olhar para ela e para seus espaços urbanos.  Essa é a proposta da coleção multimídia “Ópera Urbana”, lançada recentemente pela editora Cosac Naif e o Sesc SP.

A coleção leva o nome de “Ópera Urbana” por se utilizar de libretos na parte interna de cada volume, espécie de mini-guias sobre a cidade com informações variadas de fotografias, referências cinematográficas e literárias, além de sites e roteiros de passeios.  O que pretendem os idealizadores é que o libreto seja material de apoio a ser utilizado por professores durante a aula.

divulgaçãoVolumes da coleção Ópera Urbana
Volumes da coleção Ópera Urbana

O projeto  teve início em 2003, quando os organizadores Heloísa Prieto, Augusto Massi e Daniel Kondo resolveram criar uma coleção de livros voltada ao adolescente de grandes metrópoles.  Para Massi, a coleção conversa com o jovem envolto a questões proibitivas da idade como o de não poder ficar na rua, ou de não ter dinheiro para ir ao cinema. “O adolescente se apropria muito pouco da cidade”, comenta.

Para isso, a comissão organizadora se debruçou sobre uma São Paulo que fosse comum a eles e que ao mesmo tempo fosse descoberta durante a execução do projeto. Os primeiros quatro volumes falam sobre a cidade de São Paulo e destacam pontos e espaços universais a qualquer metrópole como o cemitério, por exemplo.

Coleções que dialogam

Chamado de Cidade dos Deitados, o volume respeita a clássica ordem de estrutura de um livro começo, meio e fim. O livro envolve uma tribo gótica e uma adolescente que foge de uma festa sem graça e vai parar no cemitério.

A segunda edição Montanha Russa foi escrita por Fernando Bonassi e procura traçar um paralelo de gerações através da relação entre pai e filho num parque de diversão. Com ilustrações de Jan Limpens, que lembram os traços de Hergé para Tintim.

Em Surfando na Marquise, de Paulo Bloise  o parque Ibirapuera é quem conta a história, que passa no dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro. Ideias para um conto passam pela cabeça do narrador.  Paulo Bloise, é mestre em psiquiatria pela UNIFESP, responsável pela fundação do Ambulatório de Crise Psiquiátrica e o Núcleo de Integração Mente-Corpo, o Anthropos e  frequentador assíduo,  já foi confundido como funcionário do parque.

Av. Paulista, de Carla Caffé é um convite informal para o leitor caminhar pela maior Avenida de São Paulo, a Paulista.  Arrojado, é mais um livro de imagens observadas pela autora nos três quilômetros da avenida. “A ideia é que as pessoas, através da realidade, possam imaginar novas possibilidades”, comenta.

Um Livro que escapa ao livro

De caráter multimídia, a coleção permite que  o usuário encaminhe conteúdos colaborativos para alimentar a coleção, e possibilita que esse eduque o olhar e descubra a cidade através dele. O conteúdo da coleção é atraente também ao professor quando oferecido como ferramenta pedagógica. “Nós jogamos a informação e o professor constrói o debate”, enfatiza Massi.

Massi se entusiasma ao pensar  que o espaço público possa ser o local de encontro entre o professor e o aluno e que através dele possa ser estabelecida uma relação de mais igualdade.

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=090821222311-7478c2b2751c4bad9c7fa63900d33ffe docname=revista_opera username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20%C3%93pera%20Urbana showhtmllink=true tag=urbana width=420 height=292 unit=px]

Para acessar o projeto Ópera Urbana clique

1 / 8
1
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
2
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
3
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
4
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
5
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
6
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
7
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
8
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …