ONG leva livros para as comunidades ribeirinhas da Amazônia

Por Anna Dietzsch, do Arquitetura da Convivência

A ONG Vaga Lume, sediada na Vila Madalena, em São Paulo, distribui há dez anos livros para as comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal, isto é, no território brasileiro compreendido pela Floresta Amazônica. São pequenos povoados espalhados na imensidão da bacia hidrográfica, alguns a 6 ou 7 horas de barquinho da cidade mais próxima.

A ONG atua em mais de 200 comunidades e presenciou a transformação de algumas delas de vilinhas pobres e esquecidas em comunidades vibrantes e organizadas. Hoje, esses lugares reivindicam dos políticos oportunistas uma moenda comunitária, um barco para levar as crianças à escola, ou uma antena para rádio.

Acreditando no enorme sucesso e potencial de transformação que as “jovens Vagalumes” e a leitura trazem a esse mundo tão longínquo de brasileiros nas nossas florestas, desenhamos para eles uma biblioteca modular. Partimos da estante de livros originalmente distribuída e, usando a técnica nativa das palafitas, criamos uma construção arejada e aberta que abrigará os livros e os encontros da comunidade.

Veja abaixo uma galeria com as ações e os planos futuros do projeto.

Por Redação