ONG leva livros para as comunidades ribeirinhas da Amazônia

Por Anna Dietzsch, do Arquitetura da Convivência

A ONG Vaga Lume, sediada na Vila Madalena, em São Paulo, distribui há dez anos livros para as comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal, isto é, no território brasileiro compreendido pela Floresta Amazônica. São pequenos povoados espalhados na imensidão da bacia hidrográfica, alguns a 6 ou 7 horas de barquinho da cidade mais próxima.

A ONG atua em mais de 200 comunidades e presenciou a transformação de algumas delas de vilinhas pobres e esquecidas em comunidades vibrantes e organizadas. Hoje, esses lugares reivindicam dos políticos oportunistas uma moenda comunitária, um barco para levar as crianças à escola, ou uma antena para rádio.

Acreditando no enorme sucesso e potencial de transformação que as “jovens Vagalumes” e a leitura trazem a esse mundo tão longínquo de brasileiros nas nossas florestas, desenhamos para eles uma biblioteca modular. Partimos da estante de livros originalmente distribuída e, usando a técnica nativa das palafitas, criamos uma construção arejada e aberta que abrigará os livros e os encontros da comunidade.

Veja abaixo uma galeria com as ações e os planos futuros do projeto.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …