ONG pede impeachment de Bolsonaro por interferência no caso Marielle

Para ONG, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao ordenar que Moro tomasse medidas para defendê-lo

Por: Redação

O Instituto Anjos da Liberdade entregou nesta segunda-feira, 4, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A informação é do site Consultor Jurídico.

No pedido, a ONG alega que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade ao pegar as gravações da portaria do condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, “antes que fossem adulteradas”.

Crédito: Alan Santos/PRPara ONG, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao ordenar que Moro tomasse medidas para defendê-lo

A ONG alega ainda que o presidente Bolsonaro “praticou delitos contra a probidade na administração pública” ao ordenar que o ministro Sergio Moro (Justiça) tomasse medidas para protegê-lo nas investigações da morte da vereadora Marielle Granco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes.

A petição é assinada por Flávia Pinheiro Fróes, presidenta do Instituto Anjos da Liberdade. ~

Segundo o Consultor Jurídico,  se o pedido de impeachment for aceito por Rodrigo Maia será formada uma comissão na Câmara dos Deputados para emitir parecer sobre a possibilidade da denúncia ser julgada.

O parecer deve ser submetido a uma votação nominal. Caso a denúncia não seja considerada procedente, ela será arquivada.

Entenda o caso

Em conversa com jornalistas no último sábado, 4, o presidente Jair Bolsonaro disse que pegou as gravações das ligações feitas entre os moradores e a portaria do Condomínio Vivendas da Barra, onde mora no Rio, antes que fossem adulteradas.

“Nós pegamos, antes que fosse adulterada, ou tentasse adulterar, pegamos toda a memória da secretária eletrônica que é guardada há mais de ano. A voz não é a minha”, disse.

Bolsonaro cumprimenta eleitores
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Bolsonaro diz ter pego gravações da portaria para evitar adulteração

Na semana passada o “Jornal Nacional”, da TV Globo, revelou com exclusividade o depoimento do porteiro do condomínio do presidente à polícia. Em duas ocasiões, ele disse ter recebido autorização do “senhor Jair” para deixar entrar no residencial Élcio de Queiroz, um dos acusados de matar a vereadora Marielle e o motorista Anderson Gomes.

O porteiro ainda contou que depois de Élcio entrar, ele acompanhou a ida do carro pelas câmeras de segurança e viu que o veículo, na verdade, parou na casa de Ronnie Lessa, casa 66, e não na de Bolsonaro, casa 58. Segundo o Ministério Público e a Delegacia de Homicídios, Lessa é o autor dos disparos que matou a vereadora e o motorista.

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …