ONU denuncia “mito” sobre pesticida ser essencial para lavoura

Um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alerta sobre as consequências catastróficas do uso de pesticidas na agricultura mundial. Segundo especialistas envolvidos no estudo, a ideia de que agrotóxicos são fundamentais na lavoura para que seja possível levar comida para a população global é um mito.

Autores do estudo da ONU acusam fabricantes de pesticidas a “negar sistematicamente os efeitos nocivos destes produtos” e “usar táticas agressivas e antiéticas de marketing”

O documento afirma que 200 mil pessoas morrem, por ano, devido ao uso de inseticidas no campo. A maioria destas vítimas são pequenos produtores, em países em desenvolvimento, expostos sistematicamente à substâncias tóxicas. Esta exposição “crônica” aos agrotóxicos está relacionada a casos de câncer, esterilidade, disfunções hormonais e desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson.

Leia, aqui, na reportagem completa, quais são as recomendações dos especialistas do ONU para governos, principalmente aqueles de países pobres, mais afetados pelos agrotóxicos.