Opinião: Bolsonaro e Haddad mostram hoje que estamos vencendo

Catraca Livre lançou um pedido de pacto de paz entre Haddad e Bolsonaro

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Catraca Livre lançou há dois meses a campanha pela paz, preocupada com o clima de ódio que se instalou no país – e, nas últimas semanas, apenas está se agravando.
Neste sábado, o deputado Jair Bolsonaro disse que o discurso pela paz está vencendo.

Ele condenou o clima de “Fla x Flu”:

“Eu lamento essas agressões. Gostaria que elas parassem. Existe em ambas as partes potencialismo contra mim. Afinal de contas, me acusam de intolerante, mas quem levou a facada fui eu. Se eu tivesse o poder de apenas falar para evitar tudo isso, eu exerceria esse poder. Eu apelo a todos do Brasil que deixem as paixões de lado. Não estamos disputando um Fla x Flu”

O candidato do PT, Fernando Haddad, também colocou no topo de sua agenda o combate ao ódio político.

Catraca Livre considera que há questões que estão acima das ideologias, dos partidos e das candidaturas para que o Brasil consiga viver com um mínimo de paz.
Daí consideramos que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad deveriam se unir em torno de 3 compromissos. Impossível um governante se considerar democrata e responsável se não concordarem com esses pontos.

1. Desestimular com todo vigor o ódio e a violência, valorizando a importância da convivência na divergência. Sem esse princípio não há sistema político estável.

2. Respeitar as regras do jogo eleitoral, aceitando o resultado das urnas. Não aceitação significa sabotar o próximo governo, seja ele quem for.

3.Mostrar um compromisso claro e inarredável com a democracia, condenando soluções autoritárias que inibam a liberdade de expressão.

Compartilhe:

Autor: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.