Organização recomenda velocidade inferior a 50 km/h nas vias

Por: Redação Comunicar erro

A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) publicou um relatório sobre segurança no trânsito no qual recomenda que os países adotem uma velocidade igual ou inferior a 50 km/h para diminuir o número de mortes no trânsito.

De acordo com a Brasileiros, a recomendação foi feita em resposta ao cenário das Américas: cerca de 154 mil pessoas morreram por lesões relacionadas ao trânsito em 2013. O número de mortes nesses países representa 12% do total de mortes relacionadas ao trânsito no mundo.

Reprodução/Flickr
São Paulo se tornou uma das cidades que adotou a redução da velocidade nas vias

A Organização ressalta que o aumento da velocidade também induz a uma maior probabilidade de acidentes e da gravidade de suas consequências, principalmente aos pedestres, ciclistas e motociclistas.

Segundo o estudo, um pedestre tem menos de 20% de chance de morrer se for atropelado por um carro que circula a menos de 50 km/h, mas cerca de 60% de possibilidade se o mesmo ocorrer a 80 km/h.

As mortes entre motociclistas foram as que mais cresceram no continente americano: passaram de 15% para 20% entre 2010 e 2013.

São Paulo

Em julho de 2015, São Paulo se tornou uma das cidades que adotou a redução da velocidade nas vias. Após um ano, a medida já havia contribuído para uma queda de 38,7% nos acidentes com vítimas nas marginais. O trânsito diminuiu 8,7%.

Também o número de acidentes, segundo a CET, caiu de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período esse ano.

Leia aqui o texto na íntegra.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …