Outubro começa fervendo no Brasil e web pede socorro

O calorão é consequência de uma forte massa de ar quente que está sobre o país

Outubro começou com os termômetros marcando acima de 40ºC em diversas partes do Brasil. O calorão é consequência de uma forte massa de ar quente que está sobre o país desde o último final de semana.

Recordes históricos de calor estão sendo batidos em diversas cidades. Ontem ferveu em Coxim (MS) e Cuiabá (MT), que registraram 44,1°C e 44°C, respectivamente –as mais altas da história já registradas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Termômetro na avenida Presidente Vargas, no centro Rio de Janeiro, marca 41ºC; onda de calor atinge diversas partes do Brasil
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Termômetro na avenida Presidente Vargas, no centro Rio de Janeiro, marca 41ºC; onda de calor atinge diversas partes do Brasil

E não há perspectivas de um alívio nos próximos dias. As pancadas de chuva, que costumam ficar mais presentes desta época do ano, devem ocorrer de forma pontual na primeira metade de outubro.

Isso acontece porque grandes massas de ar seco seguem pela região central do país até lá.

Um dos efeitos do calorão é a baixa da umidade relativa do ar. Nessas condições, o recomendável é beber muita água para manter-se hidratado, suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar a exposição prolongada ao sol, usar soros fisiológicos e nos ambientes fechados usar umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água para atenuar os efeitos do ar seco.

Nas redes sociais, os internautas estão pedindo socorro. Os relatos são de diversas parte do país.

Confira algumas reações abaixo: