O mês para o novo

Em sua segunda edição “Outubro Independente” concentra esforços de projetos e pessoas dedicadas a mostrar o que de melhor tem por aí: na música, no cinema, no teatro e nas artes plásticas

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Pela primeira vez, desde 2006, ano em que um o evento foi idealizado, pôde-se pagar (corretamente) os artistas envolvidos. Independente, aqueles que pensam em sua curadoria têm a ideia de que são todas as expressões de arte que ainda não foi capturada por “majors” (grandes gravadoras). É também por primeira vez, que sua abertura acontece na rua.

“A ideia não é inventar algo novo. Queremos apoiar o que já existe”, define a diretora de programação do  Centro Cultural da Juventude (CCJ)  e uma das pessoas envolvidas para pensar sobre as atrações do evento, Karen Cunha.

A essência de um evento como esse está na sua diversidade. “Vimos a necessidade de crescer e não trazer mais o debate formal. Os parceiros ajudaram com que o evento não saísse de uma cabeça só”, comenta.

Por perder o formato de uma curadoria centralizadora, o evento assume diferentes “padrinhos” e pessoas que querem trazer o seu olhar para ele. “Queremos que as pessoas saiam às ruas pensando, olha, isso está acontecendo”, coloca Cunha.

Outubro Independente não busca atingir um tom militante para o adjetivo que carrega. Esse ano, não promove muitos debates sobre a questão do que é ser independente nos dias de hoje. “Queremos que a pessoa vá a um show e, naturalmente, estará pensando sobre o tema”, completa Cunha.

A ideia é que diante do cardápio de atividades não nos fechemos apenas a um canal. Ou seja, para apenas um tipo de música, um tipo de filme ou um tipo de arte. Isso é independência. Poder escolher qual é o tipo de manifestação que o levará a inspiração.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …