Papa afirma ser direito do servidor negar licença para casamento gay

Por: Redação Comunicar erro

O Papa Francisco anunciou que funcionários públicos têm o ‘direito humano’ de se recusarem a realizar alguns trabalhos, como emitir licenças de casamento para homossexuais, caso isso viole sua consciência. “E se alguém não autoriza a objeção de consciência, está negando um direito”, disse durante um voo para Roma, segundo o jornal Washington Post.

Neste mês, uma funcionária municipal do Estado norte-americano de Kentucky, Kim Davis, foi presa após se recusar a emitir uma licença matrimonial para um casal gay, contrariando a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A secretária permaneceu cinco dias presa.

Divulgação
Crédito: Christopher Furlong. “E se alguém não autoriza a objeção de consciência, está negando um direito”, disse

O pontífice, que se encontrou com vítimas de abuso sexual durante uma visita aos Estados Unidos, também comentou sobre os escândalos de pedofilia na Igreja Católica.

O papa condenou duramente os abusos e disse que aqueles que acobertam essas denúncias também são culpados. “Aqueles que acobertam isso são culpados. Mesmos bispos”, relata reportagem do The New York Times.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …