Papa afirma ser direito do servidor negar licença para casamento gay

Por: Redação | Comunicar erro

O Papa Francisco anunciou que funcionários públicos têm o ‘direito humano’ de se recusarem a realizar alguns trabalhos, como emitir licenças de casamento para homossexuais, caso isso viole sua consciência. “E se alguém não autoriza a objeção de consciência, está negando um direito”, disse durante um voo para Roma, segundo o jornal Washington Post.

Neste mês, uma funcionária municipal do Estado norte-americano de Kentucky, Kim Davis, foi presa após se recusar a emitir uma licença matrimonial para um casal gay, contrariando a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A secretária permaneceu cinco dias presa.

Divulgação
Crédito: Christopher Furlong. “E se alguém não autoriza a objeção de consciência, está negando um direito”, disse

O pontífice, que se encontrou com vítimas de abuso sexual durante uma visita aos Estados Unidos, também comentou sobre os escândalos de pedofilia na Igreja Católica.

O papa condenou duramente os abusos e disse que aqueles que acobertam essas denúncias também são culpados. “Aqueles que acobertam isso são culpados. Mesmos bispos”, relata reportagem do The New York Times.

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …