Papa Francisco se desculpa pela sua reação ao ser puxado no Vaticano
"Peço desculpas pelo mau exemplo de ontem”, disse o pontífice
O Papa Francisco pediu desculpas, nesta quarta-feira (1º), por ter dado tapas na mão de uma mulher que o puxou bruscamente durante uma caminhada pela Praça São Pedro, no Vaticano, ontem (31).
Na mensagem do Angelus de hoje, o pontífice falou que deu um “mau exemplo”. “Muitas vezes perdemos a paciência, inclusive eu, e peço desculpas pelo mau exemplo de ontem”, lamentou Francisco na primeira missa de 2020.
O Papa também fortaleceu o papel da mulher na sociedade. “O renascimento da humanidade começou pela mulher. Se quisermos tecer de humanidade a trama dos nossos dias, devemos recomeçar da mulher. No seio de uma mulher, Deus e a humanidade uniram-se para nunca mais se deixarem. Em Deus, há a nossa carne humana e para sempre Maria será a Mãe de Deus”, disse Francisco.
Entenda o caso
O Papa Francisco cumprimentava fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, no último dia do ano (31), quando uma mulher, vestida de preto, o puxa enquanto ele começava a se afastar da multidão, depois de estender a mão para tocar uma criança. O gesto abrupto pareceu causar dor, e Francisco deu um tapa na mão da mulher depois de algumas tentativas de se desvencilhar.
Ao se aproximar de Francisco, a mulher fez o sinal da cruz. De acordo com a agência de notícias Reuters, não ficou claro o que ela dizia no momento do puxão.
O papa estava a caminho de ver o presépio montado na esplanada de paralelepídos da praça.