Petição com 42 mil assinaturas consegue mamógrafo para Ilhabela

Quando a microempreendedora Anna Felix tentou fazer um exame ginecológico em Ilhabela, litoral de São Paulo, não encontrou o serviço na cidade e ainda esperou oito meses para ser atendida em Caraguatatuba, que fica a uma hora de distância. Mais recentemente, soube do caso de uma moça que chegou a perder o bebê que esperava por falta de acompanhamento pré-natal.

Esta notícia foi a gota d’água para ela criar um abaixo-assinado no site Change.org exigindo que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores providenciem aparelhos ginecológicos para que as mulheres da cidade pudessem fazer os exames que precisam. Anna conseguiu mais de 42 mil assinaturas, o que é mais gente que o total de moradores do município.

Há poucos dias, recebeu uma mensagem de celular que dava os parabéns pela sua mobilização: a compra de um mamógrafo digital no valor de R$ 700 mil foi aprovada pelos vereadores do município.

A petição da Anna está www.change.org/GinecoIlhabela.

Graças à petição da Anna, mulheres de Ilhabela podem fazer exames ginecológicos na própria cidade.

“Chorei muito quando soube! Estou honrada e orgulhosa de todos que lutaram comigo por uma causa tão nobre que é a saúde da mulher”, agradece Anna. No primeiro momento, a reação da Prefeitura foi de susto com uma campanha tão grande na internet. A assessoria do prefeito chegou a responder a demanda na própria petição, mas sem uma perspectiva concreta nem topar uma reunião presencial com a Anna. E Anna, claro, não desistiu. “Agora, na nossa cidade linda Ilhabela, nós mulheres já podemos contar com um mamógrafo no Hospital Mario Covas! Gratidão!”, comemora ela.

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.