Petição pede fim de taxa que ‘suga’ R$ 2 mi das escolas públicas

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

O que fazer para melhorar a educação no país? A artista plástica Anne Rami, de 38 anos, descobriu um problema que, se resolvido, pode ajudar o ensino público na cidade de São Paulo e aumentar o orçamento das escolas municipais em R$ 2 milhões. Hoje este dinheiro é utilizado para pagar tarifas bancárias.

Anne percebeu que, por ano, milhões de reais que deveriam ir para a educação são usados para pagar taxas para bancos. “O mais estranho é que não há isenção [das tarifas] no âmbito municipal, mas outra verba, de origem federal e também recebida por escolas, já é isenta de taxas e também cai numa conta do Banco do Brasil”, conta.

Inconformada com a situação, Anne, que é mãe de 3 crianças, resolveu fazer um abaixo-assinado na Change.org pedindo que a Prefeitura de São Paulo e o Banco do Brasil façam um acordo para isentar as escolas municipais de tarifas bancárias.

Crédito: PicasaCerca de 2 milhões de reais que poderiam ir para o ensino público hoje ficam com os bancos

A petição já conseguiu o apoio de mais de 12 mil pessoas e continua crescendo. “Todo mundo fala que tem que melhorar a educação e ninguém se atenta a esses absurdos, que é o dinheiro do contribuinte que deveria ir para a educação e está ficando para os bancos”, diz a ativista.

Saiba mais: www.change.org/IsentarAsEscolas

Anne diz que todo o dinheiro arrecadado com tal isenção das tarifas poderia ser revertido para as escolas – muitas carecem de materiais didáticos e estrutura de qualidade. “Para um banco, isso equivale a um trocado por ano; mas, para uma escola pública, é um importante valor“, escreve a artista plástica na petição.

Depois do início do abaixo-assinado, Anne teve uma notícia promissora. O secretário de Educação da cidade de São Paulo, Alexandre Schneider, escreveu em seu perfil no Facebook que, após reunião com o Banco do Brasil, foi definido que talvez, a partir do ano que vem, acontecerá o fim das tarifas bancárias.

A peticionária tem dúvidas quanto à promessa. Falar em “talvez” e “mais para frente”, diz ela, “não são encaminhamentos satisfatórios para reuniões entre grandes poderes executivos e bancos”.

Alunos podem ser beneficiados se dinheiro for investido na estrutura das escolas

Para Anne, “as tarifas tinham que ser isentas para já! E mais: o banco deveria ressarcir uma boa parte desse valor, porque confiscou esse dinheiro por anos”. Ela desabafa: “nossos governantes não ficam atentos a isso, não fazem as devidas parcerias e quem paga são as crianças”.

Outras cidades já adotam isenções para taxas bancárias e outros tipos de tarifas. O município de Bagé (RS), por exemplo, isenta as escolas de pagarem taxa de água.

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 18 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …