Polícia invade escola do MST e duas pessoas são detidas

Nesta quarta-feira, dia 4, duas pessoas foram detidas por “desacato” na Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento Sem Terra (MST), em Guararema, interior de São Paulo, após a Polícia Civil invadir o local.

Uma das lideranças do MST, Gilmar Mauro, relatou à Carta Capital que estava no local no momento da chegada dos agentes. Ele diz que dez viaturas da polícia chegaram à escola sem estarem acompanhadas de um oficial da Justiça. “Os policiais apresentaram em um celular um mandato de prisão de uma mulher, mas ela não se encontrava no local, era do Paraná”.

Além disso, ele diz que os agentes dispararam três vezes contra o chão e que duas pessoas foram detidas. “O solo ali tem muitas pedras, [a bala] poderia ter ricocheteado em alguém. Criou um alvoroço muito grande, pois há uma creche ao lado da escola.”. Confira cenas no vídeo abaixo:

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou que “cerca de 200 pessoas que estavam presentes tentaram desarmar os agentes”. A SSP disse, ainda, que a Polícia Civil de Mogi das Cruzes recebeu da Polícia Civil do Paraná solicitação de ajuda para cumprir um mandado de prisão em Guararema, pois a mulher que estava sendo procurada estaria na escola Florestan Fernandes. A operação faz parte de uma ação integrada entre as polícias dos dois Estados.

O ator Wagner Moura gravou um vídeo manifestando repúdio à ação. “Se alguém tinha dúvidas de que o Brasil vive um estado de exceção, um estado policialesco, a invasão da escola Florestan Fernandes pela polícia é uma demonstração covarde de truculência, típica de um estado de exceção”, disse Moura. Confira abaixo:

O cantor e compositor Lirinha estava na escola no momento da invasão e gravou um depoimento. “[Esta é] mais uma prova de que estamos em um estado de suspeição da democracia. Eu estou agora dentro da escola nacional Florestan Fernandes, vim participar de uma palestra sobre cultura popular, e no meio da palestra escutamos tiros”, disse. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=WvBPAN9bUzQ