População ajuda a formular sistema de transporte cicloviário de Fortaleza

Por meio de contribuições colaborativas, cidadãos pensam em conjunto para criar uma rede eficaz que atenda às demandas da cidade e de seus usuários

Por: Redação | Comunicar erro

As maiores cidades do Brasil passam por um problema: como substituir o uso do carro, que tem se mostrado cada vez mais impraticável, por um sistema eficaz de transporte público e sustentável? Algumas iniciativas públicas se propõem a ajudar a responder essa pergunta.

reprodução
Ao traçar rotas de possíveis ciclovias ou identificar os bicicletários da cidade, o cidadão pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova rede de transporte

O Plano Cicloviário Participativo de Fortaleza traz uma ideia é simples: desenvolver de forma colaborativa um sistema municipal de ciclovias que responda de fato às necessidades da população e de seus usuários. Para isso, foi criado um mapa aberto à colaboração de todos os interessados no meio de transporte. Assim, qualquer  cidadão pode propor novas rotas de ciclovias e escrever comentários.

Outra iniciativa semelhante propõe que a população contribua em outro mapa colaborativo, o Mapa Cicloviário, apontando onde estão os bicicletários da cidade. “Não são muitos os lugares que dispõem de suporte para quem usa a magrela como meio de transporte e conhecer bicicletários próximos ao seu destino pode facilitar muito a sua vida”, diz o texto.

Fortaleza tem 73,9 km de pistas exclusivas para bicicletas, incluindo as ciclovias sob responsabilidade de Município, Estado e União. A rede, no entanto, sofre críticas da população por não ser bem integrada a outros sistemas de transporte, o que não favoreceria o uso diário da magrela. Iniciativas como essas podem ajudar.

1 / 8
1
04:31
Ministro da Educação bate-boca com manifestantes no Pará
De férias com a família em Alter do Chão (PA), o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, se envolveu em uma …
2
02:46
Contra o machismo, Sandy e Junior mudam o final de Maria Chiquinha
Durante uma apresentação em Fortaleza, no Ceará, o cantor Junior deu uma lição contra o machismo e mudou o final …
3
02:21
[ALERTA GATILHO] Jovem descobre estupro coletivo após imagens vazarem
Uma jovem de 22 anos de idade foi vítima de estupro coletivo na Região Serrana do Rio de Janeiro (RJ), …
4
02:14
[ALERTA GATILHO] Menina pede pra morrer após ser estuprada
Após ser estuprada pelo primo, de 32 anos, menina de 5 anos pede pra morrer. O caso aconteceu em Cubatão, …
5
02:17
Mulheres vítimas de violência estão mais expostas à morte por doenças
Um estudo inédito do Ministério da Saúde divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo revela que mulheres expostas à situações …
6
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
7
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
8
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …