População ajuda a formular sistema de transporte cicloviário de Fortaleza

Por meio de contribuições colaborativas, cidadãos pensam em conjunto para criar uma rede eficaz que atenda às demandas da cidade e de seus usuários

Por: Redação

As maiores cidades do Brasil passam por um problema: como substituir o uso do carro, que tem se mostrado cada vez mais impraticável, por um sistema eficaz de transporte público e sustentável? Algumas iniciativas públicas se propõem a ajudar a responder essa pergunta.

reprodução
Ao traçar rotas de possíveis ciclovias ou identificar os bicicletários da cidade, o cidadão pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova rede de transporte

O Plano Cicloviário Participativo de Fortaleza traz uma ideia é simples: desenvolver de forma colaborativa um sistema municipal de ciclovias que responda de fato às necessidades da população e de seus usuários. Para isso, foi criado um mapa aberto à colaboração de todos os interessados no meio de transporte. Assim, qualquer  cidadão pode propor novas rotas de ciclovias e escrever comentários.

Outra iniciativa semelhante propõe que a população contribua em outro mapa colaborativo, o Mapa Cicloviário, apontando onde estão os bicicletários da cidade. “Não são muitos os lugares que dispõem de suporte para quem usa a magrela como meio de transporte e conhecer bicicletários próximos ao seu destino pode facilitar muito a sua vida”, diz o texto.

Fortaleza tem 73,9 km de pistas exclusivas para bicicletas, incluindo as ciclovias sob responsabilidade de Município, Estado e União. A rede, no entanto, sofre críticas da população por não ser bem integrada a outros sistemas de transporte, o que não favoreceria o uso diário da magrela. Iniciativas como essas podem ajudar.

1
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
2
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
3
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
4
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
5
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
6
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
7
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
8
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …