Por mais bicicletas nas ruas, Paris e Madri proíbem carros no centro

Aluguel de bicicletas e incentivo ao uso do transporte público são as medidas adotadas pelas duas cidades

Enquanto pelas ruas da maior cidade do país, motoristas inveterados, ferrenhos defensores dos automóveis, bradam a plenos pulmões contra políticas alternativas de mobilidade urbana, capitais como Paris e Madri se tornam exemplos de um pensamento que privilegia, sobretudo, o meio ambiente. Desta forma, ambas livrarão as ruas do centro para dar lugar a boa e velha bicicleta.

Entre diversas medidas anunciadas recentemente, na Cidade Luz, a prefeita Anne Hidalgo anunciou que carros com placas ímpares poderão circular em dias ímpares, e carros com placas pares em dias pares. As restrições, entretanto, não valem para táxis, veículos híbridos e carros com mais de três pessoas.

Hoje, apenas 40% da população parisiense possui carro
Créditos: Photographer: Dmitriy Zheltikov (zheltikov.com)
Hoje, apenas 40% da população parisiense possui carro

Catraca Livre nas ruas de Paris

Diante da preocupação em relação à poluição do ar, esta foi a segunda proposta anunciada pela prefeitura parisiense na última semanal. Na última, quarta-feira, a velocidade dos veículos foi estabelecida a 20 km/h, além de oferecer transporte público gratuito para diminuir o número de carros nas ruas.

Já em Madri, será proibida a circulação de carros a partir desse mês em uma área de 352 hectares. Em caso de infração, será cobrado 90 euros.

A exemplo de Paris, as autoridades locais apostam em alternativas de transporte, como o Sistema BiciMad, com aluguel de bicicletas e o incentivo ao uso do transporte público.