Por mais mulheres motoristas, prefeitura reduzirá taxas do Uber

Projeto idealizado pela gestão Haddad tem como objetivo possibilitar maior presença de mulheres condutoras, veículos adaptados para pessoas com deficiência e viagens compartilhadas

Por: André Nicolau Comunicar erro

Desde que passaram a percorrer as ruas de São Paulo, Uber e outros meios de transporte alternativos, como Cabfy, ou 99 Taxi, proporcionaram novas opções de mobilidade urbana na maior cidade da América Latina.

E a tendência, segundo notícia do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, 29, é apostar ainda mais na diversidade. Isso porque a prefeitura paulistana, que em janeiro será assumida por João Dória (PSDB), adotará uma política de descontos às empresas que conectam motoristas particulares e passageiros, promovendo  maior presença de mulheres condutoras, veículos adaptados para pessoas com deficiência e viagens compartilhadas.

O projeto, concebido pela gestão de Fernando Haddad (PT), foi avaliado pelo Comitê Municipal de Uso do Viário, que responde pela regulamentação do transporte na capital paulista.

Reprodução
Empresa anunciou programa global que visa criar, até 2020, um milhão de vagas de motoristas para mulheres em seus serviços

Fluidez no trânsito e menos poluição

Ao apostar em opções de transportes compartilhados, a prefeitura busca diminuir o número de veículos nas ruas, possibilitando, assim, melhor fluidez no trânsito e, consequentemente, menor poluição.

Mobilidade em cifras 

Desde que começaram as primeiras vendas de créditos para empresas, em junho deste ano, a prefeitura arrecadou R$ 23, 7 milhões.b

A gestão Haddad estima que a arrecadação anual com essas operações pode chegar à casa de R$ 70 milhões. Esses recursos terão de ser destinados à infraestrutura de transporte público da cidade.

Atualmente, esse mercado é fortemente dominado pelo Uber: estima-se que 9 em cada 10 viagens na cidade sejam feitas pela empresa, que enfrenta a concorrência da espanhola Cabify e das nacionais 99 e Easytaxi. Confira a matéria completa no site da Folha de S. Paulo. 

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …