Por mais mulheres motoristas, prefeitura reduzirá taxas do Uber

Projeto idealizado pela gestão Haddad tem como objetivo possibilitar maior presença de mulheres condutoras, veículos adaptados para pessoas com deficiência e viagens compartilhadas

Desde que passaram a percorrer as ruas de São Paulo, Uber e outros meios de transporte alternativos, como Cabfy, ou 99 Taxi, proporcionaram novas opções de mobilidade urbana na maior cidade da América Latina.

E a tendência, segundo notícia do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, 29, é apostar ainda mais na diversidade. Isso porque a prefeitura paulistana, que em janeiro será assumida por João Dória (PSDB), adotará uma política de descontos às empresas que conectam motoristas particulares e passageiros, promovendo  maior presença de mulheres condutoras, veículos adaptados para pessoas com deficiência e viagens compartilhadas.

O projeto, concebido pela gestão de Fernando Haddad (PT), foi avaliado pelo Comitê Municipal de Uso do Viário, que responde pela regulamentação do transporte na capital paulista.

Reprodução
Empresa anunciou programa global que visa criar, até 2020, um milhão de vagas de motoristas para mulheres em seus serviços

Fluidez no trânsito e menos poluição

Ao apostar em opções de transportes compartilhados, a prefeitura busca diminuir o número de veículos nas ruas, possibilitando, assim, melhor fluidez no trânsito e, consequentemente, menor poluição.

Mobilidade em cifras 

Desde que começaram as primeiras vendas de créditos para empresas, em junho deste ano, a prefeitura arrecadou R$ 23, 7 milhões.b

A gestão Haddad estima que a arrecadação anual com essas operações pode chegar à casa de R$ 70 milhões. Esses recursos terão de ser destinados à infraestrutura de transporte público da cidade.

Atualmente, esse mercado é fortemente dominado pelo Uber: estima-se que 9 em cada 10 viagens na cidade sejam feitas pela empresa, que enfrenta a concorrência da espanhola Cabify e das nacionais 99 e Easytaxi. Confira a matéria completa no site da Folha de S. Paulo. 

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …