Últimas notícias:

Loading...

Por que precisamos de governos digitais

Governos podem usar a internet como forma de se conectar à população

Ouça este conteúdo

É fato que precisamos de governos digitais, e a inclusão dessa inovação em nossas rotinas está muito além de plataformas online para canais de atendimento ou do lançamento de dezenas de sistemas diferentes.

Crédito: Jane de Araújo/Agência SenadoGestores públicos têm buscado por ferramentas digitais para aproximar a população do poder público

Pelo menos 70% da população brasileira – aproximadamente 126 milhões de pessoas – está conectada e ativa no mundo digital, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios.

Esse movimento foi percebido pelos gestores públicos e muitos buscam por ferramentas que aproveitem da presença online da população para aproximá-la do poder público, mesmo que nem sempre esse processo aconteça da melhor maneira.

A maneira mais fácil de explicar o que realmente representa o governo digital é mostrar o que ele não é.

O que NÃO é governo digital

Levar um projeto analógico para o meio digital, criar o processo pensando em priorizar apenas o lado de dentro (gestor público) ou querer que seja isolado da burocracia não são características de um governo digital.

Um dos objetivos do governo digital é empoderar o cidadão, criando valor para transformar e melhorar a relação entre a sociedade civil e o Estado. Se olharmos como um todo, esse processo é uma grande e relevante mudança cultural que traz uma nova visão sobre o papel do governo para o povo.

É possível implementar o governo digital no setor público?

No começo de toda mudança encontra-se resistência, mas no caso dos governos digitais podemos destacar os benefícios para superá-la.

Esse tipo de gestão economiza recursos e oferece ferramentas para empoderar a sociedade, melhorando o relacionamento governo-cidadão. Segundo estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 71% da confiança dos cidadãos em seu governo vem da qualidade dos serviços que o Estado entrega.

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas se adaptaram ao novo cenário e passaram a fornecer serviços mais digitais, consequentemente dar todo o suporte a seus clientes e evitar o atendimento presencial. Essa oportunidade também vale para os governos, que podem usar a internet como ponto para se conectar à população.

O Brasil é o 4º país com mais internautas no mundo, onde 58% da população acessa a rede apenas pelo celular, porém ocupa a 54º no quesito governo digital.

Juntos, nós podemos mudar essa realidade.

No Colab, já trabalhamos por isso e continuamos intensificando os esforços para desenvolver tecnologias que ajudem os governos, como o aplicativo que está presente em dezenas de cidades brasileiras.

O futuro já chegou e o governo precisa se adaptar para acompanhar as tendências e atender da melhor maneira a população. Faltando poucos dias para o ano acabar, queremos fazer um convite a você: em 2021, vamos construir um governo mais digital e inclusivo para todos os brasileiros?

Em parceria com Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente.

Compartilhe:

Tags: #Política

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Colab

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.