Por que precisamos de governos digitais

Governos podem usar a internet como forma de se conectar à população

É fato que precisamos de governos digitais, e a inclusão dessa inovação em nossas rotinas está muito além de plataformas online para canais de atendimento ou do lançamento de dezenas de sistemas diferentes.

Gestores públicos têm buscado por ferramentas digitais para aproximar a população do poder público
Créditos: Jane de Araújo/Agência Senado
Gestores públicos têm buscado por ferramentas digitais para aproximar a população do poder público

Pelo menos 70% da população brasileira – aproximadamente 126 milhões de pessoas – está conectada e ativa no mundo digital, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios.

Esse movimento foi percebido pelos gestores públicos e muitos buscam por ferramentas que aproveitem da presença online da população para aproximá-la do poder público, mesmo que nem sempre esse processo aconteça da melhor maneira.

A maneira mais fácil de explicar o que realmente representa o governo digital é mostrar o que ele não é.

O que NÃO é governo digital

Levar um projeto analógico para o meio digital, criar o processo pensando em priorizar apenas o lado de dentro (gestor público) ou querer que seja isolado da burocracia não são características de um governo digital.

Um dos objetivos do governo digital é empoderar o cidadão, criando valor para transformar e melhorar a relação entre a sociedade civil e o Estado. Se olharmos como um todo, esse processo é uma grande e relevante mudança cultural que traz uma nova visão sobre o papel do governo para o povo.

É possível implementar o governo digital no setor público?

No começo de toda mudança encontra-se resistência, mas no caso dos governos digitais podemos destacar os benefícios para superá-la.

Esse tipo de gestão economiza recursos e oferece ferramentas para empoderar a sociedade, melhorando o relacionamento governo-cidadão. Segundo estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 71% da confiança dos cidadãos em seu governo vem da qualidade dos serviços que o Estado entrega.

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas se adaptaram ao novo cenário e passaram a fornecer serviços mais digitais, consequentemente dar todo o suporte a seus clientes e evitar o atendimento presencial. Essa oportunidade também vale para os governos, que podem usar a internet como ponto para se conectar à população.

O Brasil é o 4º país com mais internautas no mundo, onde 58% da população acessa a rede apenas pelo celular, porém ocupa a 54º no quesito governo digital.

Juntos, nós podemos mudar essa realidade.

No Colab, já trabalhamos por isso e continuamos intensificando os esforços para desenvolver tecnologias que ajudem os governos, como o aplicativo que está presente em dezenas de cidades brasileiras.

O futuro já chegou e o governo precisa se adaptar para acompanhar as tendências e atender da melhor maneira a população. Faltando poucos dias para o ano acabar, queremos fazer um convite a você: em 2021, vamos construir um governo mais digital e inclusivo para todos os brasileiros?

Em parceria com Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Colab

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.