Posts de ministro e Flávio Bolsonaro são apagados pelo Twitter

Twitter concluiu que mensagens violavam regras de uso e poderiam contribuir para aumentar o risco de contaminação do coronavírus

O Twitter fez valer suas regras de uso e apagou tuítes dos políticos brasileiros sem dó nem piedade. Isto porque, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente e o senador Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), fizeram publicações fora de contexto que poderiam aumentar o risco de transmissão do coronavírus entre a população.

Publicações do ministro e do senador são apagadas do Twitter
Créditos: Reprodução / Instagram @ricardosallesmma e @flaviobolsonaro
Publicações do ministro e do senador são apagadas do Twitter

Os políticos postaram tuítes utilizando um vídeo de Drauzio Varella sobre a crise do coronavírus. As imagens foram gravadas em 30 de janeiro deste ano, quando o vírus ainda não tinha contaminado os brasileiros. Na gravação o médico dizia que estava vivendo normalmente e que coronavírus não era motivo de pânico.

Mas isso foi em 30 de janeiro, em que a realidade do coronavírus no Brasil era completamente diferente de hoje. Em que temos 1.546 casos confirmados e 25 mortes.

Pelo próprio Twitter, Drauzio escreveu ao ministro pedindo responsabilidade nas informações: “Na posição de ministro, esperamos que o senhor, no mínimo, tenha a responsabilidade de se atentar à data em que esse vídeo foi publicado (30.jan), uma vez que a situação em torno do coronavírus muda rapidamente”, escreveu no tuíte.

Em seguida convidou o ministro a assistir os novos vídeos, com informações atualizadas. Além disso, reforçou a importância da população em se manter em casa como principal medida preventiva.

Em nota à coluna Painel, da Folha, o Twitter esclareceu que: “anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir Covid-19“.



Coronavírus

O Covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quinta-feira, 12, os números de casos confirmados do novo coronavírus. O balanço aponta 77 pacientes com diagnóstico positivo para o Covid-19.

Além disso, são 1.422 casos suspeitos, que estão sendo monitorados, e 1.163 descartados.

O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, com 59 pacientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul, com 10 casos localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. Também há casos no DF,  Pernambuco e Alagoas.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • -Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • -Manter o ambiente ventilado;
  • -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos
Créditos: Catraca Livre

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!