CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Prefeitura de SP lança portal de empregos voltado à população negra

Plataforma, desenvolvida em parceria com a Microsoft e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, pretende promover a inclusão racial no mercado de trabalhofacilitar a inclusão racial no mercado de trabalho

Por: Redação

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, a Prefeitura de São Paulo apresenta o portal São Paulo Diverso, uma plataforma que reunirá informações e serviços sobre a população afrodescendente da capital paulista.

Realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto faz parte de um conjunto de iniciativas inclusivas que visam estimular o desenvolvimento econômico e social da população negra na capital.

Reprodução
Mulheres negras recebem 37,5% menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.

Racismo salarial

Na cidade de São Paulo, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, um cidadão negro recebe média domiciliar até 2,5 vezes menor que a de um cidadão branco. Além disso, tem menos acesso ao trabalho formal, representando 32,5 % dos empregados enquanto entre a população branca a média é de 66,3%. A pesquisa indica ainda que afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca – ainda que exercendo o mesmo cargo.

Igualdade no mercado de trabalho

Levando em conta as condições desse cenário, o portal São Paulo Diverso foi criado com o objetivo de ampliar a diversidade no mercado de trabalho, além de divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado.
A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade São Paulo Diverso no LinkedIn, oferecendo dicas práticas e materiais para capacitação profissional.

Compartilhe:

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …