Prefeitura de SP lança portal de empregos voltado à população negra

Plataforma, desenvolvida em parceria com a Microsoft e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, pretende promover a inclusão racial no mercado de trabalho facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho

Nesta quarta-feira, 16 de setembro, a Prefeitura de São Paulo apresenta o portal São Paulo Diverso, uma plataforma que reunirá informações e serviços sobre a população afrodescendente da capital paulista.

Realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto faz parte de um conjunto de iniciativas inclusivas que visam estimular o desenvolvimento econômico e social da população negra na capital.

Mulheres negras recebem 37,5% menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.
Mulheres negras recebem 37,5% menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.

Racismo salarial

Na cidade de São Paulo, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, um cidadão negro recebe média domiciliar até 2,5 vezes menor que a de um cidadão branco. Além disso, tem menos acesso ao trabalho formal, representando 32,5 % dos empregados enquanto entre a população branca a média é de 66,3%. A pesquisa indica ainda que afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca – ainda que exercendo o mesmo cargo.

Igualdade no mercado de trabalho

Levando em conta as condições desse cenário, o portal São Paulo Diverso foi criado com o objetivo de ampliar a diversidade no mercado de trabalho, além de divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado.
A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade São Paulo Diverso no LinkedIn, oferecendo dicas práticas e materiais para capacitação profissional.