Prêmio Cidadão SP 2018 celebra ações criativas de impacto social

Cerimonial para premiação das iniciativas selecionadas será realizado em 25 de janeiro na Biblioteca Mário de Andrade

Por: Redação | Comunicar erro

Aproveitando hoje os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, é divulgada a lista dos escolhidos do Prêmio Cidadão SP: o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na cidade de São Paulo, com repercussões em todo o Brasil.

Alguns nomes  já foram condecorados pelo prêmio:  maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa , do Projeto Cies.

Criado pelo Catraca Livre, o Cidadão SP, é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital.

Nesse ano, será na Biblioteca Mário de Andrade. Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.

Os homenageados em 2019

Publicidade – Africa

A agência prima pela realização de campanhas de grande impacto social. É o caso da que realizou para o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) em 2014.

O projeto consistiu em transformar cabelos de pacientes da instituição em anéis de diamantes, com o uso de alta tecnologia. Isso foi possível porque as pedras e os fios de cabelo têm um elemento em comum, o carbono. Os anéis foram a leilão para angariar fundos para a ONG.

A agência Africa será homenageada no Prêmio Cidadão São Paulo em sua edição 2018
Crédito: Reprodução/AfricaA agência Africa será homenageada no Prêmio Cidadão SP em sua edição 2018

Educação – Marcelo Bratke

A arte e a criatividade são profundamente inclusivas. O pianista e maestro Marcelo Bratke que o diga. Portador de uma catarata congênita, ele aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras.

Em 2007, Bratke criou a Camarata Brasil, orquestra sociocultural profissionalizante formada por jovens músicos eruditos e populares.

Encabeçou ainda o projeto Cinemúsica, pelo qual, junto com a artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.

O pianista Marcelo Bratke
Crédito: Arquivo Pessoal/Marcelo BratkeO pianista Marcelo Bratke

Design – Marcelo Rosenbaum

Com o projeto A Gente Transforma, o designer visa combinar o design e elementos da cultura de povos do Brasil.

Uma incursão dessa natureza foi realizada em Várzea Queimada, um povoado no sertão do Piauí.

Lá, o artesanato local foi ressignificado e revalorizado com a participação dos profissionais do escritório de Rosembaum.

Projeto de Marcelo Rosenbaum no Piauí
Crédito: Reprodução/RosenbaumProjeto de Marcelo Rosenbaum foi até o Piauí

Saúde – Orquestra Moderna

O grupo, que tem o maestro Daniel Valeriano à frente, realizou em 2018 um concerto com 20 adolescentes portadores de deficiência auditiva.

Para viabilizar o projeto, os coordenadores artístico-pedagógicos Charles Raszl e André Venegas trabalharam em conjunto com a Derdic, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.

https://youtu.be/vtmk0c9bLxY

A Orquestra Moderna conduziu um projeto com deficientes auditivos
Crédito: Reprodução/Facebook/@orquestramodernaA Orquestra Moderna conduziu um projeto com pessoas com deficiência auditiva

Comunicação – Quebrando o Tabu

A plataforma de mídia e notícias virou referência em defesa da democracia nas redes sociais.

A iniciativa, que aborda temas ligados a direitos humanos – como aborto e LGBTfobia – de forma clara e sem preconceitos, acabou se tornando ainda série documental no canal GNT.

Em comunicação, o canal Quebrando o Tabu será homenageado
Crédito: Reprodução/Facebook/@quebrandootabuEm comunicação, o canal Quebrando o Tabu será homenageado

Cidadania – Tabata Amaral

Ela foi a sexta deputada federal mais votada em São Paulo em 2018. Aos 25 anos, é cientista política e ativista pela educação.

Lançou movimentos que buscam a renovação do Congresso Nacional e, em julho, foi a mais jovem liderança a debater com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai.

A deputada federal Tabata Amaral
Crédito: Reprodução/Facebook/@tabataamaralSPA deputada federal Tabata Amaral

Cultura – Tupi or Not Tupi

O espaço fica em Pinheiros (zona oeste), na rua Fidalga. E se propõe a explorar a diversidade tanto na música como na gastronomia.

A casa realiza sessões de descobrimento dos sabores e das nuances da arte brasileira, em ambientação intimista. Também é utilizada para workshops e eventos.

A casa Tupi or Not Tupi
Crédito: Reprodução/Facebook/@tupiornottupioficialA casa Tupi or Not Tupi

Leia também: As mais criativas campanhas de marketing que mudaram o mundo

Compartilhe:

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …