Previsão do tempo pode acabar no Brasil por falta de recursos

Com informações do Estadão

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: CatracaO supercomputador Tupã é responsável pela previsão do tempo no país

O supercomputador Tupã, principal responsável pela previsão do tempo no Brasil, pode estar com os dias contados. Isso porque a máquina do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, a 200 quilômetros da capital, está próxima do que os especialistas chamam de “end of life” (“fim da vida”).

Ou seja, mesmo com manutenção regular, este é o ponto em que o computador pode parar a qualquer momento. Se isso acontecer, a previsão do tempo do país inteiro também deverá ser impactada, com consequências imediatas para setores como prevenção de desastres, energia e agricultura.

Em entrevista ao Estadão, o chefe de Operações do centro, Gilvan Sampaio, disse que, sem a máquina, não há como gerar as previsões. Segundo ele, na semana retrasada, o computador quebrou no domingo e só voltou a funcionar na terça-feira.

Além disso, o contrato de manutenção do aparelho venceu em outubro e não foi renovado por falta de recursos. Até o momento, a empresa responsável continua a prestar o serviço, mesmo sem pagamento, mas somente nos dias de semana e em horário comercial.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Veja também:
1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …