Líder e mãe: primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia gravidez

A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou que está grávida do seu primeiro filho e que o nascimento deve acontecer no próximo mês de junho. Jacinda Ardern, de 37 anos, afirmou em comunicado que pediu ao vice-premier Winston Peters na quinta-feira para atuar como primeiro-ministro nas seis semanas de licença que vai tirar após o parto.

Seus seguidores ficaram sabendo em primeira mão via twitter e, em seu post, ela escreveu que será “primeira-ministra e mãe”.

Segundo o portal Expresso, durante a campanha que a levou ao poder em outubro, poucos meses depois de assumir a liderança do Partido Trabalhista, ela esteve no centro de uma polêmica sexista, ao ser questionada sobre as consequências de uma eventual maternidade.

“É totalmente inaceitável considerar, em 2017, que as mulheres devem responder a esta questão”, respondeu. “A escolha de ter filhos pertence às mulheres. Isso não deve determinar conseguir ou não um emprego”.

“Muitas mulheres abriram caminho pouco a pouco e permitiram que as pessoas me vejam e pensem: ‘sim, ela pode fazer o trabalho e ser mãe'”, disse.

“Estamos os dois realmente felizes. Queríamos uma família, mas não sabíamos se podíamos, o que torna esta notícia inesperada, mas emocionante”, disse Jacinda em um comunicado também em nome do companheiro, Clarke Gayford.

Após a volta para o trabalho, seu companheiro cuidará do bebê: “Clarke e eu temos o privilégio de estar em uma posição em que ele pode ficar em casa. Sabendo que tantos pais fazem malabarismo para cuidar dos seus filhos, nos consideramos muito sortudos”, explicou.

Ela é uma das poucas chefes de Governo a engravidar durante o mandato, indicou a rádio Nova Zelândia, lembrando que uma das primeiras foi a paquistanesa Benazir Bhutto, em 1990.

Leia mais

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …