Líder e mãe: primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia gravidez

A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou que está grávida do seu primeiro filho e que o nascimento deve acontecer no próximo mês de junho. Jacinda Ardern, de 37 anos, afirmou em comunicado que pediu ao vice-premier Winston Peters na quinta-feira para atuar como primeiro-ministro nas seis semanas de licença que vai tirar após o parto.

Seus seguidores ficaram sabendo em primeira mão via twitter e, em seu post, ela escreveu que será “primeira-ministra e mãe”.

Segundo o portal Expresso, durante a campanha que a levou ao poder em outubro, poucos meses depois de assumir a liderança do Partido Trabalhista, ela esteve no centro de uma polêmica sexista, ao ser questionada sobre as consequências de uma eventual maternidade.

“É totalmente inaceitável considerar, em 2017, que as mulheres devem responder a esta questão”, respondeu. “A escolha de ter filhos pertence às mulheres. Isso não deve determinar conseguir ou não um emprego”.

“Muitas mulheres abriram caminho pouco a pouco e permitiram que as pessoas me vejam e pensem: ‘sim, ela pode fazer o trabalho e ser mãe'”, disse.

“Estamos os dois realmente felizes. Queríamos uma família, mas não sabíamos se podíamos, o que torna esta notícia inesperada, mas emocionante”, disse Jacinda em um comunicado também em nome do companheiro, Clarke Gayford.

Após a volta para o trabalho, seu companheiro cuidará do bebê: “Clarke e eu temos o privilégio de estar em uma posição em que ele pode ficar em casa. Sabendo que tantos pais fazem malabarismo para cuidar dos seus filhos, nos consideramos muito sortudos”, explicou.

Ela é uma das poucas chefes de Governo a engravidar durante o mandato, indicou a rádio Nova Zelândia, lembrando que uma das primeiras foi a paquistanesa Benazir Bhutto, em 1990.

Leia mais

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …