Mulher barrada em escola por não ter braços se torna professora

Ela foi impedida de estudar até os 20 anos por causa de uma lei que proibia pessoas com deficiências de frequentar a sala de aula

Patcharamon Sawana escreve com os pés

Patcharamon Sawana é uma tailandesa que superou todos os obstáculos impostos por uma deficiência, se tornou professora e surpreende anualmente seus alunos em sala de aula ao escrever com os dedos dos pés por não ter os braços.

Por muitos anos, ela foi impedida de frequentar a escola porque na província onde mora, pessoas com deficiência não tinham direito de estudar. Ela só recebeu autorização para entrar em uma instituição de ensino após uma alteração na lei, quando já estava com 20 anos.

“Ainda me lembro do meu primeiro dia de trabalho. Meus alunos ficaram espantados em me ver usando meu pé para escrever no quadro negro”, disse Sawana à BBC.

Atualmente, Patcharamon se formou em direito e sonha exercer a profissão para poder sobreviver da advocacia.

“Estou fazendo um exame de habilitação que me permitirá trabalhar na profissão. Quero poder pagar minhas contas sendo advogada para sustentar minha família e ensinar os outros”, conta.

Sobre a condição física, Sawana afirma querer “romper com a norma social que os outros criaram para quem tem algum tipo de deficiência”.

Leia também: