Professores universitários procuram ajuda para deixar o país

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução / FacebookFaixa antifascista na Universidade Federal Fluminense é retirada em ação policial

Durante as eleições presidenciais no ano passado, diversas universidades foram invadidas pela polícia para retirarem cartazes com mensagens antifascistas e classificadas como esquerdistas.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, os docentes receberam uma carta anônima com 15 nomes de professores e estudantes sendo ameaçados de serem expulsos da instituições, caso Jair Bolsonaro ganhasse a eleição. As ameaças focavam principalmente pesquisadores que trabalham com a comunidade LGBT.

Desde então, a Scholars at Risk – organização sediada nos Estados Unidos que atente acadêmicos em risco – tem recebido pedidos de ajuda de docentes brasileiros que querem sair do país, pois não se sentem seguro em continuar trabalhando livremente no país. Até o fato, apenas um professor havia procurado ajuda, agora já são 18.

“Devido à mudança significativa para a direita na atmosfera sociopolítica no Brasil que levou à eleição de Bolsonaro, os candidatos do Brasil relatam instabilidade, medo de serem detidos ou presos, assédio e medo de serem mortos ou desaparecerem”, declara Madochée Bozier, assistente do programa de proteção a professores universitários, em entrevista à Agência Pública. 

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …