Profissões ‘que não deram certo’ são alvo de deboche de alunos

Alunos dos colégios do Rio Grande do Sul são acusados de debochar de profissões que, segundo eles, são para o caso de “nada dar certo”

Por: Jonas Carvalho
Algumas profissões que, segundo os estudantes, não deram certo

O Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, e a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) foram palco de cenas que causaram revolta na internet nesta segunda-feira, 5.

Os alunos resolveram fazer recreios temáticos para “homenagear” as profissões que, segundo eles, são de quem “não deu certo”: motoboy, faxineiro, mecânico, garçonete, cozinheiro e diversas outras que são o ganha-pão de milhões de brasileiros.

As fotos foram divulgadas no site do Colégio Marista e, no caso da IENH, por um site local:

Recreio temático de colégio
Recreio temático de colégio
Recreio temático de colégio

Em ambos os casos, foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio que promoveram os recreios “temáticos”. Neste período, os estudantes estão em fase pré-vestibular, se preparando para ingressar nas faculdades.

Recreio temático de colégio

Em um vídeo publicado no Youtube, os alunos aparecem com trajes que remetem à essas profissões. “É uma ideia que várias escolas fazem”, explica um dos alunos.

Recreio temático de colégio

“Quando termina o ensino médio, você tem vários planos para o futuro, vestibular, faculdade… Mas e se nada disso der certo e você tiver que improvisar na vida? Então [o tema] é uma ideia do que fazer para ganhar dinheiro tendo só o ensino médio”, afirma.

Recreio temático de colégio

Obviamente, a internet se revoltou diante de tanta arrogância e mesquinharia. O Marista foi parar nos trending topics do Twitter e o termo “se nada der certo” foi um dos mais comentados na rede social.

Recreio temático de colégio

As páginas de ambos os colégios no Facebook também foram invadidas por comentários negativos relacionados ao tema.

Confira algumas reações:

Posted by Ariel Trindade on Monday, June 5, 2017

Posted by Renan Ribeiro on Monday, June 5, 2017

Posted by Lucas Vieira De Galisteo on Monday, June 5, 2017

Posted by Guilherme Kimura on Monday, June 5, 2017

https://twitter.com/rafaelnatan_/status/871783976100397056

https://twitter.com/isacss_/status/871791215582339072

O IENH se pronunciou nas redes sociais:

https://www.facebook.com/IENHoficial/posts/1409619259120877

Já o Colégio Marista Champagnat divulgou este comunicado em seu site:

Nota de Esclarecimento

Nesta segunda-feira, 5/6/2017, substituímos as fotos que havia neste espaço pela nota abaixo. Essa atitude tem como premissa preservar a imagem de nossos ex-alunos tendo em vista a repercussão de um fato ocorrido em 2015. Leia a nota de esclarecimento:

O Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, esclarece que o recreio temático aconteceu no ano de 2015 com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No mesmo ano, a partir de uma reflexão realizada com a comunidade educativa, entendemos que a temática não era apropriada, por isso não ocorreram outros episódios em anos seguintes.

Temas como esse, que confrontam valores e profissões, não são condizentes com a nossa proposta pedagógica, que tem como premissa o respeito às pessoas. Lamentavelmente, a atividade aconteceu e, por isso, pedimos nossas sinceras desculpas.

Essa questão seguirá em discussão com os nossos estudantes, pois entendemos que o diálogo é sempre o melhor caminho para o aprendizado.

[tab:END]

·        Leia mais:

Compartilhe: