Projeto colaborativo mapeia as zonas sem cobertura wi-fi no RS

A iniciativa foi criada por alunos de um curso voltado a desenvolver intervenções de impacto social nas cidades

Por: Redação | Comunicar erro
  • “Zona LIVRE de wi-fi. Senha: curta a natureza.” 

Em tempos de redes sociais e tecnologias novas, o contato entre as pessoas e a noção de coletividade ficaram ainda mais prejudicados.

Pensando nisso, os alunos de um curso voltado a desenvolver intervenções de impacto social na cidade, chamado Makers Society, de Pelotas (Rio Grande do Sul), decidiram mapear colaborativamente as zonas das cidades que não têm cobertura wi-fi, identificando lugares para quem quiser fugir do mundo digital.

“A turma percebeu que vivemos procurando locais com wi-fi aberto, mas as melhores conexões são formadas nos lugares sem internet, e as melhores lembranças de momentos em que vivemos é, na maioria das vezes, offline”, afirma o grupo ao Catraca Livre.

As sinalizações são feitas com um adesivo ou uma placa, e têm a seguinte mensagem: “Zona livre de wi-fi. Senha: ____”. O espaço para colocar a senha deve ser preenchido com alguma atividade que não precise da rede, como conversar com os amigos.

Já são três pontos com as placas em Pelotas e um em Porto Alegre, mas a ideia é espalhar o projeto para outros estados. “Todos que quiserem replicar a ideia são bem vindos. Basta verificar no celular se a zona não possui wi-fi disponível, baixar o arquivo neste link e instalar onde quiser”, explicam os alunos.

“Pensamos em convidar estabelecimentos para que também imprimam e coloquem a identificação. Sejam bares, mercados ou lojas, quanto mais gente melhor. Todos os lugares que aderirem serão divulgados em um mapa que será atualizado a cada mês no Facebook”, finalizam.

Assista ao vídeo:

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …