Projeto ensina Jiu-Jitsu de graça a cegos no Recife

Por: Redação

Da série: iniciativas que movimentam o mundo. No bairro das Graças, no Recife, há um ano funciona um projeto que muda a vida das pessoas com deficiência visual: trata-se do Jiu-Jitsu Com Tato, que ensina tal arte marcial a pessoas cegas.

O local onde as aulas são realizadas é o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, na Rua Guilherme Pinto, 146. Os encontros acontecem às terças, quintas e sexta-feiras, das 10h20 às 12h, com participação Catraca Livre.

Alunos do Projeto Jiu-Jitsu Com Tato

Por conta da grande procura, o espaço já está pequeno para o tamanho da turma. Sabendo disso, o idealizador do projeto, o professor Danilo Cruz, de 32 anos, busca alternativas para que a atividade continue sendo realizada.

Ele procura formas de financiar principalmente a compra de um tatame maior, para atender os alunos que já frequentam as aulas e conseguir abrir novos horários. A remuneração do profissional também é uma das metas, pois o trabalho voluntário em horário comercial prejudica a busca por outras formas de renda.

Por isso, está no ar uma campanha de financiamento coletivo para impedir que o projeto feche as portas. O crowdfunding tem até o dia 25 de maio para arrecadar as doações, que começam em R$ 20 e, dependendo do valor, existe a possibilidade de dividir no cartão. Clique aqui para contribuir.

Aulas para doadores

Para aproximar os doadores da causa que vão patrocinar, e também para fomentar o interesse pelo Jiu-Jitsu, uma das recompensas é a aula inclusiva: quem optar por esse tipo de doação poderá agendar uma aula experimental no projeto.

Leia mais:

Compartilhe:

1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …