Projeto faz jantar colaborativo com alimentos prestes a estragar

Nos jantares, os participantes levam ingredientes que estavam perto da data de validade e preparam uma refeição

Por: Redação | Comunicar erro

O desperdício de alimentos é um problema urgente e global. De acordo com dados da ONU, pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo acaba na lata de lixo. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente, conforme informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O descarte excessivo de comida é algo que deve ser combatido em colaboração com toda a sociedade. Por isso, as pequenas ações, como não deixar um ingrediente em perfeito estado estragar na geladeira, podem gerar impactos muito positivos. Essa é a proposta do “Youth Food Movement” (“Movimento Jovem Pela Comida” – YFM, na sigla em inglês), na Austrália, que organiza jantares colaborativos apenas com sobras de alimentos.

O objetivo do movimento é combater o desperdício de alimentos
Crédito: unknownO objetivo do movimento é combater o desperdício de alimentos

Nos encontros, cada participante leva um item que estava prestes a estragar em sua geladeira ou no armário. Com isso, o grupo prepara um banquete e ainda economiza uma boa quantidade de dinheiro que também ia para o lixo.

A ideia do movimento surgiu a partir de workshops ministrados pelos idealizadores, que discutiam caminhos para reverter a situação atual de desperdício. Nas aulas, ao invés de cada pessoa levar um prato de comida, o grupo passou a pedir que os participantes levassem algum ingrediente que estivesse perto do prazo de validade.

Com o foco nos jovens, a proposta do YFM é que, juntos, todos atuem para preparar uma deliciosa refeição e ainda combater o descarte de alimentos.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …