Projeto incentiva leitura nos vagões dos metrôs em São Paulo

Por: Redação | Comunicar erro

A maior parte das pessoas no vagão do trem ou metrô está mais interessada em falar com amigos no WhatsApp ou acessar as redes sociais. Mas, um novo projeto, chamado “Leitura do Vagão”, quer incentivar as pessoas em São Paulo a deixarem de lado o vício dos smartphones e lerem um livro no trajeto para o trabalho, casa ou faculdade.

Reprodução/Leitura no Vagão
O projeto foi criado pelo desenvolvedor de softwares Luís Fernando Tremonti

A iniciativa foi criada pelo desenvolvedor de softwares Luís Fernando Tremonti, de 26 anos, e funciona da seguinte maneira: um livro é deixado no banco para que um usuário distraído possa lê-lo durante seu percurso no metrô. Depois, essa pessoa tira uma selfie com o livro e usa a hashtag #leituranovagao para relatar curiosidades sobre a obra. Então, o livro é passado para frente para que outros possam ler.

O criador fez alguns panfletos para colocar dentro dos livros e explicar a iniciativa para outras pessoas participarem. O projeto tem uma página no Facebook e no Twitter, nas quais os responsáveis fazem sorteios de vale-livros de escritores independentes.

Reprodução/Leitura no Vagão
Panfleto colocado dentro dos livros nos vagões de metrô

Luís Fernando sai todos os dias da estação Barra Funda (Linha 3 – Vermelha) e vai até o Paraíso (Linha 1 – Azul), sempre levando um bom livro. O conceito criado por ele em São Paulo já existe fora do Brasil e é conhecido como “BookCrossing”.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …